Nacional Titulo
Seis mortos sao achados nos poroes de navio na BA
Do Diário do Grande ABC
31/12/1999 | 16:34
Compartilhar notícia


Seis africanos foram encontrados mortos, nesta sexta-feira, nos poroes do cargueiro Karonga, de bandeira liberiana, que está descarregando 8,5 mil toneladas de cacau no Porto de Ilhéus, sul da Bahia. Eles viajavam clandestinamente, sem documentos e morreram, provavelmente, envenenados pelo produto tóxico "gastoxim" que é pulverizado nos compartimentos de carga do navio para proteger o cacau de insetos.

Os corpos foram descobertos no momento que estivadores do porto começaram a retirar a carga. Um forte odor exalava dos poroes devido ao estado de decomposiçao dos cadáveres. O Karonga saiu do Porto de Abdijam, na Costa do Marfim, Africa, há dez dias e chegou a Ilhéus no inicio da semana.

Além dos seis africanos mortos, que entraram no compartimento de carga sem serem notados, a tripulaçao encontrou durante a viagem um sétimo clandestino que sobreviveu por nao ter entrado nos poroes. O homem, cuja identidade nao foi revelada nao fala português. Ele deve ser deportado para a Costa do Marfim.

Agentes da superintendência da Polícia Federal de Ilhéus colheram as impressoes digitais dos mortos que serao enviadas a polícia de Costa do Marfim para indentificaçao. Segunda-feira, o delegado Rubem Patury, diretor da PF de Ilhéus vai ouvir os tripulantes do Karonga.

Fuga - Os casos de cidadaos africanos que chegam clandestinos à Bahia em cargueiros sao comuns. Eles fogem da miséria e das guerras para pedir asilo político no Brasil, se aventurando nos poroes dos navios sem qualquer preocupaçao quanto ao tipo de carga transportada. Além dos seis mortos encontrados nesta sexta-feira, outros quatros já foram descobertos em dois cargueiros, também transportando cacau, que atracaram no Porto de Ilhéus este ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;