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Frankfurt traz a realidade e aponta o futuro do automóvel
Por André Gomide
Agência Hp Press
09/09/2003 | 19:57
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Na condição de um dos maiores exposições automotivas do mundo o Salão de Frankfurt, que abre suas portas nesta quinta-feira para o grande público, entorta os olhos de quem gosta de novidades. A dimensão da área que ocupa é tão extravagante quanto os carros conceitos mostrados pelas montadoras. Mesclando propostas futuristas com a realidade mais próxima das ruas, a mostra desse ano está se revelando uma das mais recheadas de surpresas. Esta 60ª Edição do Salão de Frankfurt está sendo o palco para lançamentos da 5ª Geração do Volkswagen Golf, um dos carros mais vendidos do mundo e da nova linha do Opel Astra, que começa a ser vendido na Europa no próximo ano. A Fiat também está sendo muito assediada por conta do seu monovolume Idea, que começa a ser vendido ainda este ano na Europa.

Se pelas fotos o novo Astra lembra um pouco o Fiat Stilo, de perto essa impressão aumenta. Além das formas gerais, uma mistura de um quadrado com cantos arredondados, o novo Astra traz a mesma linha de cintura elevada e inclinada para dentro do Fiat Stilo. Outra novidade que faz sua estréia no estande de 4.000 metros da Opel são os novos modelos da linha Vectra. Se no Brasil o carro perde vendas mês a mês, na Europa, ao que se pode ver, segue de vento em popa. Uma das novidades é a perua Vectra, cujas vendas se iniciam em novembro na Europa. Com entreeixos de 2,83 metros, a perua Vectra oferece amplo espaço para os passageiros e também para as bagagens já que o porta-malas oferece volume de 1.820 litros, um dos maiores dessa categoria. A outra novidade da linha é a versão Hatch. Com menos brilho, a linha Corsa e o super compacto Agila também trazem versões mais atualizadas.

As marcas alemãs estão, mais uma vez, ditando os níveis de surpresas e novidades. Esse salão, afinal acontece nos quintais das maiores montadoras do mundo. No espaço da Mercedes, está uma das grandes estrelas desta mostra. O superesportivo SLR, construído em conjunto com a McLaren, anuncia desempenho digno da posição que deseja conquistar no mundo. Inspirado no modelo de 1955, o SLR McLaren faz renascer as portas do tipo asa de gaivota, um efeito que inspira agressividade e elegância esportiva. O motor V8 de 626 cv não deixa dúvidas sobre suas capacidades: garante ao SLR aceleração de 0-100 km/h em 3,8 segundos e é capaz de levá-lo a 334 km/h.

Algumas montadoras, como a francesa Peugeot, espalharam pelo estande três momentos bem definidos no tempo de vida útil dos automóveis. No seu enorme espaço, a marca mostra modelos comerciais, outros que estão próximos de chegar às ruas, como o 407 Elixir, que já não é tão conceito assim, e os concept cars na sua essência, como é o caso do 4002. Esse modelo conceito é uma das aberrações do design em Frankfurt. Sem exageros, o Peugeot 4002 lembra muito o carro usado pelo super-herói Batman em suas aventuras noturnas. Já o bug Hoggar, também apresentado pela Peugeot, é ousado, e ao mesmo é agradável aos olhos. Um brinquedo que faria muito sucesso nas dunas do Nordeste.

Seguindo essa linha ousada, mas equilibrada, a Volkswagen AG está mostrando a sua opinião sobre o tema roadster, como o modelo Concept R. Não chega a ser uma das estrelas em Frankfurt, mas revela uma faceta mais descontraída da sisuda Volkswagen.

O Concept R tem 4,16 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,25 m de altura. O motor V6, com torque máximo de 35,6 mkgf, permite ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e alcançar a velocidade máxima de 250 km/h (controlada eletronicamente). O carro é equipado com transmissão mecânica direta (DSG - Direct Shift Gearbox ) de 6 marchas desenvolvido pela própria Volkswagen. O som do motor pode sofrer variação, de acordo com o desejo do condutor, para isso basta acionar um botão no console. Embora seja novidade nesse Volks, essa solução já é usada no Mistsubishi 3000GT4.

A Fiat Europa, que vive uma forte crise econômica, preparou para Frankfurt duas novidades. A nova geração do pequenino Panda e o lançamento do monovolume Idea, ambos com vendas iniciando no próximo mês. O Fiat Idea, cujas linhas não chegam a surpreender dado à grande exploração que a indústria vem fazendo sobre esse conceito, tem dimensões mais compactas (distância entre-eixos de 2510 mm) se comparado, por exemplo, com o Citroën Picasso. O Fiat Idea quer ser visto como uma nova maneira de "ser automóvel" já que une e exalta dois conceitos automobilísticos diferentes: de um lado propõe facilidade de direção e dimensões compactas e do outro lado oferece toda a modularidade e a versatilidade dos MPV (Multi Purpose Vehicles).

O modelo oferece possibilidade de regular o volante e o assento do motorista; amplo espaço para bagagens e assento traseiro deslizante. No lançamento (as vendas começam no próximo mês na Europa), os motores disponíveis serão um 1.4 16 V e um 1.3 16V Multijet, ambos acoplados a um câmbio manual ou robotizado "Dualogic".

Com o pequenino Panda, a Fiat reforça e confirma sua vocação na produção de veículos voltados ao trânsito da cidade, os chamados city-cars. O novo Panda pode ser admirado no Salão em cinco versões, quatro são equipadas com o motor 1.2 8V de 60 cv e uma com o novo 1.3 16V Multijet de 70 cv. Embora compacto, o carro é confortável e espaçoso. No Salão está exposto ainda um inédito fora-de-estrada de aspecto esportivo, que representa um dos próximos projetos da família Panda.

A francesa Renault segue a mesma linha da Peugeot entre os automóveis ao alcance do consumidor. No Salão de Frankfurt os carros-conceito Be Bop SUV e Be Bop Renault Sport, um novo conceito de monovolume compacto. O primeiro tem uma proposta de utilitário esportivo com tração 4x4, enquanto o outro invoca a esportividade, seguindo a grife Renault Sport. Combinando formas arredondadas com linhas estruturadas para uma maior eficiência aerodinâmica, os conceitos apresentam diversas inovações como o interior modulável. O tratamento "Touch Design" dos comandos confere uma utilização intuitiva, assim como uma excelente ergonomia.




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