Nacional Titulo
MST realiza manifestaçoes e ocupaçoes por todo país
Do Diário do Grande ABC
18/04/2000 | 13:09
Compartilhar notícia


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) empreendeu uma ampla ofensiva de ocupaçao de terras e manifestaçoes em todo o país, nas vésperas das comemoraçoes oficiais dos 500 anos do descobrimento do Brasil, no próximo dia 22.

Em Belém, capital do Estado do Pará, cerca de cinco mil manifestantes transformaram, na noite de segunda-feira, seu centro em um verdadeiro campo de batalha.

Os Sem Terra, sindicalistas e militantes de organizaçoes nao governamentais, que lembravam ``o quarto aniversário da matança de 19 camponeses de Eldorado de Carajás' (Pará), praticada por tropas da Polícia Militar, atacaram com pedras e outros objetos a sede da Secretaria de Segurança Pública.

Os manifestantes danificaram inúmeros veículos com suas machadinhas, depois da chegada da tropa de choque.

Cerca de 150 policiais militares foram acusados de terem praticado a matança de Eldorado de Carajás, mas, até agora, apenas os três oficiais que os comandavam foram julgados e absolvidos.

Nos incidentes de Belém, quatro pessoas foram detidas: dois camponeses, um frade franciscano e um advogado, segundo informou a polícia paraense, nesta terça-feira. Todos foram acusados de associaçao ilícita e danos ao patrimônio público.

No Estado de Pernambuco (Nordeste), os camponeses invadiram, na segunda-feira, muitas fazendas. Nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sao Paulo (Sudeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste) e Paraná (Sul), ocorreram também ocupaçoes de propriedades e manifestaçoes contra ``a impunidade dos policiais assassinos e a lentidao da reforma agrária', informaram, nesta terça-feira, dirigentes do MST.

Em Porto Seguro (Sul do Estado da Bahia), cidade onde no próximo dia 22 se realizarao as celebraçoes oficiais dos 500 anos de descobrimento do Brasil, mais de dois mil lavradores sem terras se manifestaram evocando o massacre de Eldorado de Carajás.

O governo da Bahia os obrigou a abandonar a cidade à meia-noite, mas todos advertiram que voltarao no dia 22. Nesse dia, Porto Seguro será por 24 horas a capital do Brasil, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso, acompanhado de seu colega português Jorge Sampaio, receberá as caravelas que participam na ``Regata do descobrimento', no mesmo trajeto dos primeiros navegantes, entre Lisboa e Porto Seguro.

Mais de 4 mil policiais foram mobilizados na regiao de Porto Seguro para garantir a tranqüilidade durante as celebraçoes, segundo o governador da Bahia, César Borges.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;