Internacional Titulo
Grupos estao descontentes com sistema político dos EUA
Do Diário do Grande ABC
10/08/2000 | 11:14
Compartilhar notícia


Anarquistas, desamparados, gangues, jovens e outros grupos descontentes com o sistema político norte-americano realizarao suas assembléias alternativas aproveitando a Convençao Nacional Democrata, que começa na próxima segunda-feira em Los Angeles.

O fracasso da política antidrogas, a violência juvenil, os direitos de milhares de sem teto e o embargo contra Cuba sao alguns dos temas previstos para pouco mais de meia dúzia de convençoes paralelas nos próximos dias nesta agitada cidade californiana.

``Muitos sentem que suas vozes nao sao escutadas', explica Eileen Kohain, uma cientista política da Universidade do Sul da Califórnia (USC). ``Estao cansados de os políticos nao os escutarem, e nao agirem de acordo com suas necessidades.'

A ``Shadow Convention' (convençao à sombra), organizada pela comentarista política Arianna Huffington, é a mais destacada do intenso programa paralelo, sobretudo pelas figuras anunciadas, entre elas o reverendo Jesse Jackson e o sempre presente Warren Beatty.

A crescente diferença econômica também será tratada na Convençao dos Desamparados, onde cerca de mil participantes deverao debater durante seis dias sobre um plano nacional para os sem teto, e a Convençao de Maes, centralizada na necessidade de mudar o sistema de assistência pública.

Outra reuniao prevista é a Conferência Anarquista Norte-Americana, organizada pelo chamado Coletivo Agosto, que a partir de amanha, durante três dias, espera atrair 1.500 pessoas.

``Enquanto os protestos se voltam para as doenças dos Estados Unidos, a conferência vai se concentrar em como podemos curar essas doenças', declararam os anarquistas americanos num comunicado difundido nesta semana.

A busca por alternativas é um dos objetivos comuns dos eventos paralelos organizados que aproveitam a presença de 15 mil jornalistas na Convençao Democrata que oficializará a candidatura de Al Gore.

Uma coalizao de organizaçoes de esquerda vai tratar de buscar `uma melhor soluçao para o sistema bipartidário' na chamada Convençao do Povo, enquanto um grupo de gangues de afro-americanos e latinos vai explorar as possibilidades de frear a violência que, no Sul da Califórnia, alcançou `proporçoes de epidemia' durante a Convençao do Programa de Paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;