Economia Titulo Pesquisa
Metade dos profissionais trabalhará no fim de ano

Entrevistados afirmam que irão aproveitar tempo para resolver pendências

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
20/12/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


 

Enquanto algumas pessoas aproveitam as festividades para descansar e ficar com a família, 54% dos profissionais irão trabalhar entre Natal e Réveillon. É o que aponta pesquisa da Regus com 12 mil trabalhadores em 85 países, incluindo o Brasil.

O levantamento mostra ainda que quatro a cada dez profissionais acreditam que durante esses últimos dias o nível de produtividade será baixo, gerando pouco lucro para os empregadores e desperdiçando o tempo em que esses mesmos colaboradores poderiam estar com suas famílias.

“As festas representam uma época especial na qual as pessoas podem se dedicar à família e aos amigos, sem prejudicar seus compromissos com o trabalho. No entanto, a pesquisa destaca que muitas pessoas não aproveitarão o período tanto assim, e se tiverem que se deslocar para o trabalho desperdiçarão tempo precioso em que poderiam estar com seus entes queridos”, diz o diretor-geral da Regus Brasil, Guilherme Ribeiro.

Segundo ele, a explicação é que as empresas estão sofrendo enorme pressão para manter bom rendimento, já que o mundo desenvolvido está passando por sérias dificuldades econômicas e os países em desenvolvimento estão lidando com o desafio do crescimento sustentável. Diante desses fatos, não surpreende que os profissionais precisem deste período para colocar as pendências em dia.

“No entanto, as empresas estão cada vez mais focadas em melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional de seus funcionários. Em particular, os profissionais que têm dificuldade em se deslocar para chegar ao trabalho devido às opções limitadas de transporte, poderiam aproveitar os benefícios de um local de trabalho mais perto de casa, para passar menos tempo no trânsito e aproveitar um tempo maior e de qualidade com a família”, conclui Ribeiro.

Ele destaca que o profissional que estará na empresa nos últimos dias do ano deve tentar fazer prévio planejamento para 2012, fechar balanços e resolver pequenas pendências (como e-mails, finalizar projetos etc). Segundo a pesquisa, inclusive, 48% dos entrevistados acreditam nessa possibilidade. “Nessa época não há como iniciar atividades corporativas onde se depende de vários setores. Seria inútil”, afirma.

A pesquisa também aponta que os profissionais que são contratados por pequenas e médias empresas têm mais chances de trabalhar no feriado de fim de ano. “As multinacionais, por exemplo, se planejam melhor ao longo do ano para que possam parar entre Natal e Ano- Novo. O cronograma nessas corporações é seguido à risca”, diz o executivo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;