Política Titulo
Brasileiros querem um presidente honesto
15/09/2006 | 23:30
Compartilhar notícia


Uma sólida maioria – 57% do eleitorado – entende que o futuro presidente da República tem de ser, antes de tudo, honesto, apurou pesquisa CNI/Ibope divulgada sexta-feira. Nela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato da Coligação A Força do Povo à reeleição e Geraldo Alckmin, da Coligação Por um Brasil Decente, subiram 2 pontos porcentuais. Lula chegou aos 50% e Alckmin, a 29%.

O resultado assegura vitória a Lula no primeiro turno, com uma folga de 9 pontos sobre a soma dos adversários (eram 10 na pesquisa anterior). Num eventual segundo turno, Lula venceria por 53% a 37%.

O Ibope perguntou aos eleitores sobre a possibilidade de voto nos candidatos. Lula teve o melhor resultado: 50% disseram que votam nele “com certeza” e 16%, que “poderiam votar”, perfazendo um teto possível de 66%; de Alckmin, 26% disseram votar nele “com certeza” e 32%, que “poderiam votar”, indicando um universo possível de voto de 58%.

A questão mostrou o nível de desconhecimento de alguns candidatos: 48% dos eleitores disseram não conhecer suficientemente Cristovam Buarque (PDT) para votar nele; 43% disseram que nunca ouviram falar nele e 39% disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

Mais conhecida, Heloísa Helena (Psol) tem seus 9% de eleitores consolidados e mais um universo de 30% que “poderiam votar” nela, mas um porcentual alto de eleitores que não votariam nela de jeito nenhum – 41%.

Alckmin é conhecido “só de nome” por 24% dos eleitores e 5% nunca tinha ouvido falar dele. Lula, conhecido por 100%, tem uma rejeição total de 32% do eleitorado e Alckmin, de 31%, o que mostra que os dois principais candidatos têm contra si um contingente semelhante: um terço do eleitorado. A rejeição de Alckmin é muito maior no Nordeste (41%) do que no Sudeste (29%) e no Sul (21%).

A sondagem pesquisa da CNI foi realizada no período de 9 a 11 deste mês e entrevistou 2.002 eleitores em 141 cidades. A margem de erro da pesquisa, que foi registrada no TSE, é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. As comparações são feitas com base no levantamento concluído no dia 7, feriado do Dia da Independência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;