Nacional Titulo
MEC anuncia que reforma universitária fica para novembro
18/05/2004 | 23:08
Compartilhar notícia


A proposta de reforma universitária será enviada pelo governo ao Congresso em novembro, na forma de projeto de lei, disse nesta terça-feira o secretário de Ensino Superior do MEC (Ministério da Educação), Nelson Maculan.

As outras medidas propostas pelo ministro da Educação, Tarso Genro, como as cotas para alunos das escolas públicas nas universidades federais, além da política de renúncia fiscal para a oferta de vagas gratuitas nas universidades particulares, são soluções provisórias para a demanda por ensino superior, admitiu o secretário em audiência pública na Comissão de Educação do Senado. "As duas medidas serão incorporadas, ou não, ao projeto da reforma”.

Maculan explicou que a reforma universitária será enviada para votação na Câmara e no Senado depois de uma ampla discussão, em todo o Brasil, de temas como a eleição direta de reitores e a instituição de um fundo de financiamento para as universidades. "Tem de ser projeto de lei, pois é importante que o tema seja intensamente debatido também no Congresso”.

o secretário disse que entre os principais temas da reforma universitária está a ampliação do acesso ao ensino público. Ele disse ser lamentável que o Brasil seja o único país do mundo com 80% de alunos em universidades particulares. "Não temos mais uma educação republicana”.

Na semana passada, o ministro Tarso Genro anunciou uma proposta com 12 pontos, entre eles a criação de um fundo de financiamento das universidades, eleição direta para reitores e expansão das universidades de acordo com projetos regionais de desenvolvimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;