Diarinho Titulo
Os Três Mosqueteiros existiram de verdade?
Nayara Fernandes
Especial para o Diário
27/06/2010 | 07:22
Compartilhar notícia
Caio Arruda/DGABC


Luiz Gustavo Silvério Lourenço, 9 anos, de São Caetano, quer saber sobre os mosqueteiros. "Acho que eram amigos que lutavam para ajudar as pessoas."

Os três mosqueteiros nunca existiram. Fazem parte do livro de mesmo nome, escrito pelo francês Alexandre Dumas, em 1844. A obra conta a história de quatro mosqueteiros (guardas) e não três, como no título do romance. Na trama, D' Artagnan vai a Paris para integrar a guarda e conhece três mosqueteiros - Athos, Porthos e Aramis. Juntos, enfrentaram grandes aventuras a serviço do rei da França, Luís XIII, e da rainha, Ana d'Áustria. Após lutar contra os inimigos do rei, D'Artagnan é o único que continua a proteger a família real.

O livro é baseado em histórias reais, mas o autor cria vários fatos que só existem na sua imaginação. Os personagens foram inspirados em mosqueteiros de verdade.

Esses soldados surgiram por volta de 1600, quando o rei Henrique IV formou um grupo de guardas selecionados para cuidar da sua segurança. Eram excelentes espadachins (lutavam com espadas) e usavam o mosquete (antiga arma de fogo, semelhante à espingarda), por isso eram chamados de mosqueteiros.

Não há documentos que provem sua existência, só referências históricas. Eles recebiam treinamento de esgrima (espécie de luta com espadas), tiro ao alvo e táticas para combate, além de aulas de etiqueta. O grupo foi desfeito em 1815. (Consultoria de Yone de Carvalho, historiadora da Pontíficia Universiade Católica/ SP)

Confira outras grandes dúvidas
DOM QUIXOTE
também nunca existiu. É o protagonista do livro Dom Quixote de La Mancha, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes, em duas partes, em 1605 e 1615. Fala sobre um nobre que, após ler todas as obras da biblioteca de sua casa, vai viver sua própria aventura e imitar os heróis que viu nos livros.

MULAN, personagem de animação da Disney que agora ganha filme, é uma famosa lenda chinesa. A jovem Mulan se passa por homem para ir à guerra no lugar do pai doente.

ROBIN HOOD é um personagem que ninguém sabe se existiu. Conta-se que um inglês com esse nome liderava grupo de aventureiros que roubava os ricos para dar aos pobres.

ANASTÁSIA, outra animação famosa, é baseada na história real da princesa Anastásia Romanova, filha do rei Nicolau II, da Rússia. Ela e a família foram presas e mortas em 1918, por problemas políticos. No desenho da Disney, porém, a história é fictícia. Ela se perde da avó, que oferece recompensa para quem a encontrar.

REI ARTHUR também não foi provado se existiu. Há muitas lendas e contos sobre ele. Uma delas diz que se tornou rei após retirar uma espada mágica que estava presa em uma pedra. Quem a retirasse viraria rei. Artur tornou-se rei da Grã Bretanha.

HÉRCULES é um personagem da mitologia grega, filho do deus Zeus com uma mortal. Viveu incomodado pela vingança da esposa de Zeus, Hera, que o teria levado a matar a mulher e os filhos. Por isso, teve de fazer ‘os 12 trabalhos de Hércules'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;