Nacional Titulo
Praias do Rio serao liberadas para banho na 4ª
Do Diário do Grande ABC
09/05/1999 | 18:44
Compartilhar notícia


Surfistas ignoraram a poluiçao das praias da zona sul do Rio e entraram no mar neste domingo para aproveitar as ondas formadas pelo mar agitado. A poluiçao foi provocada pelas obras de reparo do emissário submarino de Ipanema, concluído na noite de sábado. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, André Corrêa, as praias só estarao liberadas para banho na quarta-feira.

"Sei que está poluído, mas nao tenho medo de pegar doença", afirmou o balconista Antonio Ferreira, 22 anos. "Se tiver onda caio mesmo." Morador da Aboliçao, na zona norte da cidade, ele passou toda a manha surfando no Arpoador.

As obras do emissário submarino de Ipanema foram concluídas depois de 12 dias de reparo e lançamentos de esgoto in natura no mar. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, este é o prazo para a maré levar os detritos para o alto mar. Técnicos da Petrobras terminaram neste domingo o fechamento da junta do pilar 504, avariado na tarde de quarta-feira, durante manobra para consertar o pilar 505, que tombou em janeiro deste ano. Os trabalhos chegaram a ser interrompidos sábado (09) pela manha, por volta das 12 horas, por causa do mar agitado, mas foram retomados à tarde.

O diretor de esgotos da Cedae e engenheiro responsável pela obra, César Scherer, informou que, com a conclusao da obra, encerra-se o lançamento de 1,8 tonelada de esgoto por segundo no Costao do Vidigal e 1,2 tonelada no Costao do Pao de Açúcar. Os dejetos serao lançados pelo emissário submarino a 4,3 quilômetros da praia de Ipanema




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;