Esportes Titulo
Palmeiras inicia a 'semana da verdade'
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
29/09/2003 | 20:27
Compartilhar notícia


De sábado até 25 de outubro, o Palmeiras não terá desculpas. Em apenas seis rodadas, o líder da fase classificatória do Campeonato Brasileiro da Série B disputa a possibilidade de permanecer no torneio – e voltar à 1ª divisão. Contra Santa Cruz, Sport Recife e Brasiliense, o Palmeiras terá de ser pelo menos o segundo colocado do Grupo B para manter a esperança de acesso. Mas há consenso no Parque Antártica sobre as dificuldades do grupo, que tem duas equipes tradicionais (Sport e Santa Cruz) e o emergente Brasiliense - fundado há apenas três anos e vice-campeão da Copa do Brasil do ano passado.

O técnico Jair Picerni, por exemplo, admite que o time terá uma responsabilidade ainda maior do que na primeira fase. Afinal, o Palmeiras é o ‘grande’ da competição, ao lado do Botafogo-RJ – as duas equipes com mais obrigação de voltar à Série A.

A estréia contra o Santa Cruz, sábado, em Recife, já será um desafio considerável, embora o adversário tenha ficado na oitava colocação, com 35 pontos ganhos - 12 a menos do que o Palmeiras. O Santa Cruz é um tradicional participante do Brasileiro, disputou a primeira edição em 1971 e sua última queda foi há somente dois anos. O Sport Recife também foi rebaixado em 2001, mas conta no currículo com o título do Brasileiro de 1987, segundo a CBF.

Voltas - Apesar de elenco e comissão técnica admitirem as adversidades, o Palmeiras terá no sábado a volta de sete titulares. Dois foram poupados e cinco estavam suspensos na vitória por 2 a 1 sobre o Vila Nova-GO, sábado, no Parque Antártica. O goleiro Marcos e o volante Marcinho ganharam folga na última partida. Os laterais Baiano e Lúcio, o zagueiro Daniel, o volante Élson e o atacante Vágner cumpriram punição automática pelo terceiro cartão amarelo.

Porém, pelo menos para o primeiro jogo da segunda fase, o treinador ainda não terá o volante Magrão e o meia Pedrinho, que dependem de liberação do departamento médico. A ausência certa até o final da temporada é o volante Alceu, contundido.

Os jogadores se reapresentaram nesta segunda-feira, na Academia (o centro de treinamento de clube). De terça até quinta-feira, a preparação será feita na cidade mineira de Extrema, a cerca de 100 quilômetros de São Paulo.

A primeira partida do Palmeiras em casa, pelo Grupo B dos quadrangulares, está marcada para a próxima terça-feira, dia 7, contra o Brasiliense. No encerramento do primeiro turno, o jogo será com o Sport, na Ilha do Retiro, dia 11. No returno, o Palmeiras atuará duas vezes no Parque Antártica: dias 18 e 25, contra Sport e Santa Cruz, respectivamente, e dia 21, contra o Brasiliense, no Distrito Federal. Os dois primeiros colocados de cada quadrangular passam para a etapa decisiva, que dará ao campeão e ao vice o acesso para a Série A.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;