Nacional Titulo
Chuva e falha no Cindacta-1 causam atrasos em aeroportos do país
Do Diário OnLine
18/03/2007 | 20:47
Compartilhar notícia


A forte chuva que atingiu São Paulo nesta manhã e uma falha no Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) provocaram uma série de atrasos nos aeroportos de todo o país. O terminal mais prejudicado é o de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, que desde a manhã deste domingo registrou 60 vôos com atrasos superiores a uma hora.

A pista principal de Congonhas ficou fechada para pousos e decolagens por quase duas horas, entre as 7h e 8h50, devido ao acúmulo de água na pista principal. A suspensão dos pousos e decolagens no aeroporto acontece sempre quando a lâmina d'água na pista principal ultrapassa os 3 milímetros, para evitar a derrapagem de aeronaves.

A situação foi agravada quando, por volta das 10h, foi detectada uma falha no software usado para controlar as autorizações de decolagem no Cindacta-1. O problema durou sete minutos, e por medida de segurança, os controladores de tráfego aéreo aumentaram o espaçamento entre as decolagens.

Os aeroportos principais aeroportos do país também sofrem reflexos da pane no Cindacta-1 e da interdição de Congonhas. Terminas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Cuiabá sofrem com atrasos neste domingo. Somente em Brasília, foram registrados 64 atrasos até as 20h, sendo 30 de partida e 34 de chegada. 

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, informou no início da noite deste domingo que a situação é “muito ruim” nos aeroportos do país, e que o caos deve durar até a madrugada de segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;