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Cai inadimplência de cartão de crédito
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
27/08/2008 | 07:13
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Celso Luiz/DGABC


O consumidor brasileiro está mais consciente em sua relação com os cartões de crédito. Uma pesquisa realizada pela Itaucard mostra que nos últimos dois anos o consumo no varejo cresceu 38%, e no mesmo período, a taxa de inadimplência sobre o saldo total de crédito nos cartões caiu três pontos percentuais, passando de 7,6% para 4,6%.

Segundo dados apresentados no estudo ‘Consumo consciente no mercado de cartões de crédito', um dos fatores para este cenário é o aumento da utilização de mecanismos de financiamento, o que demonstra maior maturidade do consumidor em sua relação com a administração da sua renda mensal.

"Vivendo em condições mais favoráveis, com uma certeza maior de que manterá seu emprego no futuro próximo, o brasileiro passou a parcelar suas compras com mais segurança, e isto se reflete no crescimento do faturamento da indústria de cartões", explica Fernando Chacon, diretor de Marketing da Itaucard.

Nem mesmo a alta da taxa básica de juros, desde abril de 2008, representa um fator de redução do consumo com cartões. "O aumento da Selic pode reduzir o consumo de supérfluos, mas os cartões hoje são importantes aliados para o controle das compras do dia-a-dia. É possível planejar com calma o pagamento de despesas corriqueiras, como as de supermercados, postos de gasolina, padarias e farmácias, entre outros. Dessa forma, a utilização dos cartões continuará presente nos meios de pagamento", acrescenta Chacon.

Números - O faturamento da indústria de cartões de crédito deve crescer 22,5% em agosto, alcançando R$ 139 bilhões no acumulado do ano.

Neste mês, atingiu-se a marca de 103,1 milhões de cartões de crédito no País, responsáveis por 243 milhões de transações no período. A compra média registra aumento de 3,3% em relação a agosto de 2007, alcançando R$ 78,40.

"A indústria de cartões contribuiu para ampliar as opções de financiamento do consumidor, estimulando o uso do cartão como forma de equilibrar as suas finanças pessoais tanto no momento da compra, quanto na hora do pagamento", explica Chacon.




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