Setecidades Titulo
Profae oferece cursos para Auxiliar de Enfermagem no ABC
Do Diário OnLine
03/09/2001 | 19:52
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

O Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae) oferece cursos gratuitos para auxiliar de enfermagem na região do ABC. O projeto conta com parceria da Central do Trabalho e Renda, vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Santo André. O objetivo é cadastrar com agilidade o cadastro de profissionais da área da saúde.

As consultoras do Profae de Santo André, Fabiana Tomaim e Elaine Gomes, se reunirão nesta terça para definir o início do cadastramento naquela regional. No primeiro posto, já se cadastraram 1.350 candidatos nesta segunda fase, começada em junho deste ano. No Estado de São Paulo, o número de inscritos até 31 de agosto chegou a 49 mil, sendo 28 mil na primeira fase. Aproximadamente 10 mil estudantes já se encontram em sala de aula, mais da metade na região metropolitana. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3066-8833 e 0800-701447.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 1999, mostrou que 225 mil trabalhadores brasileiros desenvolvem atividades de enfermagem sem a qualificação profissional necessária. Eles são contratados como, por exemplo, atendente de enfermagem, auxiliar de enfermagem, auxiliar operacional de serviços diversos e visitador sanitário. Cerca de 25% deles não concluiu nem o Ensino Fundamental (antigo 1º grau), condição mínima para a certificação profissional do auxiliar de enfermagem.

O Profae oferece três modalidades de cursos grátis. O Curso de Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem tem duração de 12 meses, com turmas formadas na região onde vivem os alunos e com habilitação em Auxiliar de Enfermagem. O Curso de Complementação para Técnico de Enfermagem é para trabalhadores que já são Auxiliares de Enfermagem e que estejam empregados em serviços de saúde de média e alta complexidade, com duração e grade curricular dependentes da legislação estadual e habilitação como Técnico de Enfermagem. O Curso de Complementação do Ensino Fundamental é oferecido para quem ainda não concluiu o Ensino Fundamental, dividido entre jovens e adultos e com duração máxima de 18 meses.

Podem se cadastrar trabalhadores empregados registrados como Agente de Saúde, Atendente de Enfermagem, Visitador Sanitário, Auxiliar de Serviços Médicos e Auxiliar Operacional de Serviços Diversos. Também os desempregados, que já atuaram na área de enfermagem por um mínimo de um ano, entre 01/01/1997 e 31/05/2001, registrados em alguma das atividades citadas acima, podem se inscrever. Além de Auxiliares de Enfermagem interessados em se tornar Técnicos de Enfermagem. Os trabalhadores com outras denominações em carteira ou no contrato devem apresentar a declaração modelo Profae, que pode ser obtida nos Núcleos Estaduais de Cadastramento, informando que exercem atividades de enfermagem.

Os interessados devem levar aos postos de cadastramento do Profae a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho, o PIS (ou PASEP) e o endereço completo. A inscrição também pode ser feita pela Internet no site do Profae.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;