Economia Titulo
Clima afeta produçao e preços agrícolas, adverte IBGE
Do Diário do Grande ABC
16/12/1999 | 17:02
Compartilhar notícia


A forte estiagem que atingiu o Brasil neste final de ano vai prejudicar a safra agrícola de 2000. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que os produtores reduziram em 0,58% a área plantada para a próxima safra com medo de novos problemas climáticos. "Se o cenário atual se confirmar, os produtos agrícolas vao continuar pressionando a inflaçao no ano que vem" previu o chefe do Departamento de Agricultura do IBGE, Carlos Alberto Lauria.

O levantamento do instituto sobre a área plantada para a próxima safra toma como base os nove principais produtos. O principal problema deve ocorrer no plantio de milho, que responde por cerca de 39% da safra total. Lauria ressalta que a falta de chuva comprometeu a produçao, pois houve atraso no preparo do solo e na semeadura.

Ele lembra que algumas regioes do país, como o Paraná e cidades do Centro-Oeste, plantam milho mais cedo, por isso, tiveram mais problemas com a estiagem. "O produto serve como alimento para frango e suínos, e um aumento no preço acaba repassado para toda a cadeia", ressalta.

Produtos básicos na mesa do brasileiro também vao sofrer no próximo ano. Os dados do IBGE revelam que os produtores vao diminuir em 7,44% a área plantada de arroz, em 6,31% a de feijao e de 5,77% de batata-inglesa. Já produtos mais voltados para a exportaçao, como soja, mostram uma recuperaçao.

A intençao é elevar em 1,28% a área plantada do produto na safra de 2000. O estudo indica também que a importaçao brasileira de algodao vai diminuir no ano que vem. Os produtores planejam aumentar em 11,46% a área plantada.

Lauria nao espera uma repetiçao em 2000 da safra recorde de 82,4 milhoes de toneladas verificada este ano. Em dezembro, o IBGE divulga a primeira projeçao para a produçao total de graos no país. "Ainda é cedo para se traçar um quadro geral da situaçao, mas as informaçoes preliminares indicam que algumas áreas já foram prejudicadas pela estiagem prolongada", explica.

A desvalorizaçao cambial é outro entrave ao crescimento da safra. Lauria afirma que o bom desempenho do setor nos últimos anos refletiu um aumento de produtividade obtido por meio de fertilizantes mais potentes.

A base desses produtos é de insumos importados, que ficaram mais caros após a depreciaçao da taxa de câmbio. "Os produtores devem ter gasto menos esse ano com fertilizantes." "Isso deve reduzir os ganhos de produtividade", estima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;