Internacional Titulo
Bush diz que não vai tolerar armas nucleares no Irã
Do Diário OnLine
Com AFP
18/06/2003 | 18:48
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos George W. Bush afirmou nesta quarta-feira que não vai mais tolerar armas nucleares no Irã. Ele pediu também que os manifestantes que querem derrubar o governo islâmico sejam tratados com respeito.

"A comunidade internacional deve se unir para deixar muito claro ao Irã que não tolerará a construção de armas nucleares. O Irã será perigoso se chegar a possuir armas nucleares", disse.

Bush acrescentou que discutiu o assunto com outros líderes mundiais na última reunião de cúpula do G-8, na França, e que há "um acordo quase universal" de cooperação no assunto.

A declaração de Bush ocorreu depois que o representante americano para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Kenneth Brill, disse que o programa nuclear iraniano é preocupante, pois visa desenvolver armas atômicas. A AIEA também declarou que o Irã não cumpriu as cláusulas do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

O Irã foi incluído pelos EUA no “Eixo do Mal”, junto com Coréia do Norte e Iraque em 2002, sob acusação de produção de armas nucleares – algo que o governo iraniano nega. A AIEA pediu ao Irã que aceite inspeções mais minuciosas de supostos sítios nucleares, mas os pedidos foram recusados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;