Economia Titulo
CUT e Fiesp dizem que redução nos juros foi 'insuficiente'
Do Diário OnLine
18/06/2003 | 17:45
Compartilhar notícia


Apesar de trabalharem em lados opostos, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) concordaram nesta quarta-feira que a redução para 26% da taxa básica de juros da economia (Selic), pelo Comitê de Política Monetária (Copom), foi “insuficiente”.

Para o presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva, a redução em 0,5 ponto percentual da Selic é “absolutamente insuficiente para resgatar a economia de sua trajetória descendente”. Piva ainda se disse frustrado pela manutenção do depósito compulsório nos bancos.

Segundo ele, sem a desobstrução do canal de crédito, “o alento para a atividade econômica será mínimo ou imperceptível”. “É por isso que esperávamos redução das alíquotas de recolhimento compulsório já nesta reunião do Copom”, acrescentou.

Já a CUT justificou a decisão do Copom admitindo “a impossibilidade de uma mudança drástica” na atual política monetária do governo. Apesar disso, a central sindical declarou que espera que a queda da Selic represente “o início de um processo contínuo de redução dos juros”.

A CUT ainda defendeu que o governo inicie ações voltadas para a retomada do crescimento e à geração do emprego. Entre essas ações, a central sindical lembrou a necessidade de investimentos públicos em infra-estrutura, saneamento básico e construção civil, além de medidas setoriais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;