Shui-Bian pede que seja assumido o compromisso de que uma vez por ano o menino possa visitar os familiares em Taiwan. As despesas seriam pagas pelo governo asiático.
O governo brasileiro ainda não comentou o assunto. Porém, a Comissão Interinstitucional pela Volta de Iruan vê a exigência com desconfiança, já que poderia ser uma nova maneira de adiar a volta do menino.
Iruan deveria ter embarcado ontem rumo ao Brasil. Porém, um pedido do tio do menino, Wu Hou-yen, manteve a criança em Taiwan.
O pai de Iruan, o marinheiro chinês Teng Shu Wu, levava-o todos os anos para ver os parentes em Taiwan. Mas Teng Shu faleceu uma semana depois de chegar com o menino ao país asiático, em 2001. A família paterna de Iruan decidiu ficar com o garoto.
Iruan via o pai duas vezes por ano, em Montevidéu, levado pela avó. Ela criava o menor desde que a mãe dele, Marisa Tavares Ergui, morreu, em 1998.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.