Política Titulo
Contribuinte pagará a reforma tributária, dizem especialistas
Eduardo Merli e
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
14/09/2003 | 19:35
Compartilhar notícia


O contribuinte comum que é o trabalhador assalariado e consumidor ficará com a conta da reforma tributária, garantem especialistas e dirigentes políticos.

O presidente da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Carlos Ivan Simonsen Leal, entende que o texto em discussão no Congresso deve aumentar a carga fiscal. Mas para ele, a reforma deve ser encarada como parte do processo de ajuste fiscal. “Este ajuste fiscal vai dar possibilidade de realizar uma nova reforma, esta sim, com redução dos impostos.” O professor da Faculdade de Economia da USP Eduardo Bottallo disse que vai haver aumento no ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias) e na CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), que atingem diretamente o consumidor.

O diretor de Tesouro da Prefeitura de São Bernardo, Domério Nassar de Oliveira, ataca: a reforma continua a dar brechas para a elisão, sonegação e corrupção.

Para a prefeita de Campinas e representante da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), Izalene Tiene as grandes cidades correm o risco de perder receitas no momento em que assumem cada vez mais as tarefas da União. Já o subchefe de Assuntos Federativos da Casa Civil, Vicente Trevas, afirma que as prefeituras devem assumir seu papel constitucional de tributar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;