Economia Titulo
Reuniao da Opep pode modernizar o cartel
Do Diário do Grande ABC
26/09/2000 | 13:55
Compartilhar notícia


O II encontro de cúpula de mandatários da Opep, cujas discussoes acontecerao nesta quarta e depois em Caracas, tem uma visao de longo prazo muito diferente do primeiro encontro, realizado na Argélia em 1975, e pode marcar a etapa modernizadora do cartel, estimou o especialista petroleiro venezuelano Alberto Quiroz Corradi.

Há contradiçoes sobre o momento de início do encontro: alguns funcionários dizem que começará oficialmente às 20h00 locais desta terça-feira e outros afirmam que começará nesta quarta às 13h30 locais.

``Esta é bem diferente da reuniao de 75, que foi mais de confronto, um momento de defesa em relaçao aos preços das matérias primas do terceiro mundo. Se observarmos a agenda, vemos que a OPEP está apresentando uma visao de médio e longo prazos diferente para discutir a conjuntura de preços e volumes', disse Quiroz Corradi em entrevista à Unión Radio.

Corradi é ex-diretor da estatal Petróleos de Venezuela, autor de vários livros e um dos especialistas na matéria mais reconhecidos do país.

O analista lembrou que a agenda da segunda reuniao inclui assuntos ambientais, tecnológicos, a inserçao do gás na atividade energética, o reforço das ligaçoes entre os países membros e como utilizar o Fndo da Organizaçao de Países Exportadores de Petróleo para financiar pesquisas ambientais.

Anotou como positivo que a Opep tenha posto na agenda o tema dos excessivos impostos dos produtos refinados, ``argumento que é preciso continuar utilizando porque é conhecido há muitos anos, mas é a primeira vez que assume tal evidência'.

Entretanto, precisou que é frágil o argumento de que a Opep nao determina os preços porque só é responsável por 40% da produçao mundial de petróleo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;