Nacional Titulo
Pesquisa revela boa adesao ao coquetel contra Aids
Do Diário do Grande ABC
04/11/1999 | 18:03
Compartilhar notícia


Pesquisa realizada pela Universidade Sao Paulo (USP) revela que o índice de adesao ao coquetel contra Aids, no Estado, é de 70%. O resultado é semelhante ao encontrado em países desenvolvidos da Europa. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira por Elen Castanheira, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, durante o 3º Seminário Metropolitano de DST/Aids da Baixada Santista, que está sendo realizado em Cubatao.

De acordo com a pesquisadora, que também é médica sanitarista, o Brasil foi o primeiro país do terceiro mundo a distribuir o coquetel contra Aids. "Os índices de adesao mostram como está funcionando esta política na prática", comentou. Segundo ela, o levantamento foi realizado durante um ano e meio, em 27 serviços públicos e ambulatoriais que atendem a cerca de 8,5 mil soropositivos em todo o Estado. "Foram entrevistadas 1.145 pessoas, das quais 70% confirmaram ter usado pelo menos, 80% dos remédios do coquetel, corretamente, nos três dias anteriores à pesquisa".

A médica admite que o uso do coquetel é complicado, mas garante que funciona. Ela afirma, entretanto, ser necessário o acompanhamento dos pacientes para saber como as pessoas estao administrando as doses dos medicamentos que podem chegar a 40 comprimidos por dia, dependendo do estado de saúde e da possibilidade do aparecimento de doenças oportunistas. "As principais dificuldades estao nos horários rígidos e nas regras específicas para cada medicamento, mas que devem ser superadas para que o portador do vírus HIV possa permanecer saudável", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;