Economia Titulo
Ipea: economia brasileira deve crescer 4,5% em 2007
Do Diário OnLine
18/09/2007 | 11:55
Compartilhar notícia


O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, aumentou a previsão para o crescimento da economia do país para este ano. De acordo com boletim divulgado nesta terça-feira pela entidade, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deverá crescer 4,5% em 2007. A previsão anterior era de 4,3%.

De acordo com o Ipea, a revisão está associada a uma melhora da projeção de crescimento de investimento, que passou de 9% para 10%, e do consumo privado (de 5,7% para 6,2%). Pelo lado da oferta, o destaque ficou por conta do aumento da projeção de crescimento da indústria (de 4,3% para 4,8%).

Apesar do otimismo, a entidade alerta para a necessidade de se conter a alta da inflação e o aumento dos gastos públicos. “O Grupo de Acompanhamento Conjuntural mantém a sua avaliação de que a economia continua na rota de crescimento iniciada em 2004, mas destaca a necessidade da política monetária ser cautelosa, diante da recente alta da inflação, e a importância do crescimento real do gasto público ser contido no futuro, em relação à forte expansão da variável verificada em 2006 e 2007”, afirma o boletim do Ipea.

Inflação – Pelas estimativas do Ipea, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deverá encerrar 2007 com alta de 4%, contra projeções de 3,4% feitas em junho. Para 2008, o instituto projeta uma inflação de 4,3%.

A taxa básica de juros do país (a Selic) deverá encerrar o ano em 11,1%, ante variação de 10,7% observada no último boletim do instituto. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;