Internacional Titulo
Cientistas criam ossos para próteses em laboratório
Do Diário do Grande ABC
19/04/2000 | 18:19
Compartilhar notícia


Cientistas europeus estao criando ossos em laboratório com o objetivo de desenvolver próteses para pacientes feridos em acidentes ou que têm artrite, noticia a revista New Scientist que saiu nesta quarta-feira.

A técnica consiste em retirar células do osso afetado e fazer com que outras similares cresçam em laboratório.

As células sao misturadas com outros componentes que promovem o crescimento do osso que será implantado dentro de uma massa de substância rígida chamada hydroxyapatite, que é a base mineral do osso, diz o artigo da revista científica inglesa.

Em quatro ou seis semanas as células sao capazes de desenvolver massa maior que a do osso original. Estas peças podem entao ser trabalhadas e moldadas pelos ortopedistas.

A técnica já foi usada com sucesso em coelhos e cabritos. Os cientistas já tentam fazer o mesmo com ossos humanos, extraindo a base celular com uma seringa.

A pesquisa é financiada por um consórcio de empresas liderado pela holandesa IsoTis, em Bilthoven. A IsoTis trabalha com cientistas e pesquisadores europeus para criar ossos em polímeros, que sao mais flexíveis do que o hydroxyapatite e que podem ser mais facilmente moldados ou esculpidos para casos de ossos mais delicados, acrescenta a New Scientist.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;