Internacional Titulo
Atentado deixa mais de 20 mortos no Iraque
Da AFP
02/11/2005 | 15:42
Compartilhar notícia


Vinte e uma pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas nesta quarta-feira em um novo atentado contra a comunidade xiita no Iraque, o terceiro em cinco dias e que acontece no final do mês muçulmano sagrado do Ramadã.

"Um microônibus explodiu perto de uma mesquita xiita e de um mercado de Mussaieb (55 km ao sul de Bagdá) antes da oração que marcava o fim do mês de jejum do Ramadã", contou o chefe da polícia, capitão Ahmed Naimi, recordando que no mesmo lugar foi realizado outro violento atentado em julho passado.

Este é o terceiro atentado contra xiitas desde o sábado passado, cometido quase na mesma hora que os outros dois.

No sábado uma caminhonete explodiu numa praça de uma localidade ao norte de Bagdá, matando 27 civis. Na segunda, a cidade de Basra (sul) foi sacudida por um atentado similar, que deixou 18 mortos ante um centro comercial da cidade.

Pouco antes do atentado desta quarta, o exército americano anunciou que quatro de seus soldados morreram desde a véspera a oeste de Bagdá, entre eles dois marines na queda de seu helicóptero. O comunicado do exército não explicou se o aparelho foi derrubado ou não.

Horas depois, um caça F-18 realizou um ataque contra um centro de comando dos insurgentes perto de Ramadi.

Em outros atos de violência, dois supostos rebeldes morreram ao explodir acidentalmente um veículo em que instalavam explosivos em Bagdá. Outros 11 civis iraquianos morreram em diversos ataques pelo país.

Estes ataques acontecem apesar das operações bem sucedidas anunciadas pelo exército americano e as autoridades iraquianas contra supostos rebeldes da Al Qaeda no Iraque, onde várias células da rede terrorista foram desmanteladas e seus chefes detidos no norte e oeste do país, assim como na capital.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;