Diarinho Titulo Tira-dúvidas
O guepardo consegue atingir qual velocidade?

O felino possui características em seu organismo que o permitem ser o animal terrestre mais veloz

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
16/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O guepardo, também chamado de chita e chita-africana, é o animal terrestre mais rápido do mundo por alcançar 115 km/h. Para se ter ideia do quanto isso representa, o tigre, também considerado bastante rápido, atinge no máximo 80 km/h. 

Os felinos costumam ser bastante ágeis. Eles têm essa característica por causa da excelente flexibilidade nas articulações e grande envergadura. A musculatura é forte, permitindo um bom impulso e a chegar a grandes velocidades. As garras ajudam a correr e a cauda auxilia no equilíbrio para subir em árvores. 

O guepardo pesa até 65 kg, tem pernas longas e cabeça arredondada. Apesar de ser rápido, não consegue manter a velocidade por muito tempo. O leão, o antílope, a zebra e o gnu, que também são ágeis, podem ultrapassá-lo. Habita a África, península arábica e Sudoeste da Ásia. Vive entre 14 e 17 anos na natureza. As fêmeas têm, em média, quatro filhotes por ninhada. A gestação dura entre 90 e 95 dias.

Por serem mamíferos, os guepardos se alimentam apenas de leite até 3 ou 6 meses de idade. Depois, consomem carne. Podem viver isolados, como as fêmeas, ou formar bandos para caçar, como machos ou os casais. 

O guepardo consegue ser mais rápido que um atleta olímpico. No Zoo Cincinnati, nos Estados Unidos, a fêmea Sara percorreu 100 metros em 6,13 segundos, enquanto o campeão jamaicano Usain Bolt precisou de 9,58 segundos para fazer o mesmo percurso no Mundial de Atletismo 2009.

GATOS - Os gatos também fazem parte da família de felinos e têm flexibilidade nas articulações e auxílio do equilíbrio por meio da cauda. Por isso, conseguem subir nos lugares com facilidade.

Outros animais muito rápidos

A ave mais rápida é o falcão-peregrino. Pode alcançar 360 km/h ao mergulhar do céu em direção à superfície terrestre. Outra característica que ajuda a caçar é a excelente visão. Ela consegue enxergar um coelho a até 3.500 metros de altura.

Nas águas, o rei da velocidade é o peixe agulhão-vela, também chamado agulhão-bandeira. Seu salto atinge 110 km/h. O peixe-espada também é muito rápido, chegando a nadar 96 km/h. Outros animais marinhos campeões de corrida são a orca, que nada a 55 km/h, e o tubarão-mako, que atinge 50 km/h. 

Na terra, o antilocapra também é bastante rápido, chegando a 98 km/h.

  

Consultoria do biólogo Alan Rosendo.

Pergunta de: Luiza Fernanda Alonso da Silva, 11 anos, de São Bernardo, tem bastante interesse pelo mundo dos bichos. “Tenho um cachorro de estimação e fico imaginando como vivem e quais são as características dos outros animais.” A garota sempre acreditou que o tigre era o mais ágil. “Os felinos são muito parecidos.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;