Nacional Titulo
Associaçao lança manual do consumidor de homeopatia
Do Diário do Grande ABC
23/04/1999 | 16:05
Compartilhar notícia


Os pacientes que se tratam com homeopatia ganharao, a partir de junho, um manual do consumidor. O objetivo é esclarecer a populaçao sobre as informaçoes que devem constar nos rótulos dos remédios, os padroes de qualidade exigidos para o funcionamento de farmácias, os problemas com receitas codificadas, entre outros. O texto final do manual será aprovado até domingo no Encontro Nacional de Farmacêuticos Homeopatas, que reúne representantes do todo o país no Rio.

"Queremos dar aos leigos condiçoes básicas de conhecer os padroes mínimos de qualidade exigidos tanto para a farmácia quanto para os medicamentos homeopáticos", explicou a diretora da Associaçao dos Farmacêuticos Homeopatas do Estado do Rio de Janeiro (AFHERJ), Bárbara Holleben, uma das organizadoras da publicaçao. "Dessa forma, os consumidores estarao cientes do que devem checar para garantir a qualidade dos medicamentos que compram", afirmou a organizadora do encontro, Teresa Cristina Leitao.

O Manual do Consumidor de Homeopatia apresenta, detalhadamente, todas as informaçoes que devem constar dos rótulos dos medicamentos. "O nome do estabelecimento, o farmacêutico responsável, o nome do medicamento, a data de manipulaçao e validade, e a via de administraçao (uso interno ou externo) sao as principais informaçoes que devem constar dos rótulos", enumerou Teresa Cristina. Na avaliaçao da organizadora do encontro, outro dado importante a ser levado em conta pelo consumidor é o lacre da embalagem. "A embalagem deve sempre, estar lacrada de alguma forma".

Além de apresentar informaçoes técnicas, o manual esclarece também as dúvidas mais comuns dos consumidores. "Por que os remédios homeopáticos nao vêm acompanhados de bula?" e "O tratamento homeopático é demorado?" sao algumas das questoes mais freqüentes. Segundo Teresa Cristina, nao há como fazer bula porque as aplicaçoes de cada medicamento sao inúmeras e dependem de diversos fatores. Quanto à questao da demora, o manual esclarece que o "tratamento homeopático é rápido e eficiente".

Editado pela Associaçao Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas com recursos próprios, o manual estará disponível em farmácias homeopáticas de todo o Brasil a partir de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;