Internacional Titulo
UE volta a defender papel da ONU na reconstrução do Iraque
Da AFP
29/09/2003 | 15:57
Compartilhar notícia


Os ministros europeus das Relações Exteriores se pronunciaram a favor da transferência da soberania aos iraquianos seguindo um "calendário realista" e reiteraram a necessidade de a ONU desempenhar um "papel vital" nesse país. Os chanceleres estiveram reunidos em Bruxelas.

Em uma declaração comum, os chefes da diplomacia do bloco europeu destacaram "a importância da restauração da soberania iraquiana e do estabelecimento de um governo iraquiano plenamente representativo, mediante eleições democráticas".

"O Conselho reconheceu a necessidade de alcançar um acordo sobre um calendário realista para a transferência das responsabilidades políticas ao povo iraquiano", afirmaram.

A UE, que prestou uma homenagem ao representante especial das Nações Unidas em Bagdá Sérgio Vieira de Mello, morto em atentado no dia 22 de agosto, reiteraram que a "ONU deve desempenhar um papel vital no Iraque" e manifestaram seu "apoio aos esforços nesse sentido do secretário-geral" da organização, Kofi Annan.

Os ministros reiteraram também o compromisso da UE para "desempenhar um papel importante no esforço multilateral destinado a reconstruir o Iraque".

Com a perspectiva da conferência de países doadores que será realizada em Madri, a Comissão Européia irá propor na quarta-feira doação em 2004 de 200 milhões de euros (US$ 230 milhões) do orçamento comunitário para a reconstrução do Iraque, que se somarão às contribuições individuais dos Estados membros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;