Internacional Titulo
Índios da Guatemala passam fome por causa da seca
Do Diário OnLine

Com Agências

04/09/2001 | 20:20
Compartilhar notícia


Milhares de índios de etnia Chorti, assentados na região Leste da Guatemala, estão sofrendo com a seca que destruiu 90% de suas plantações. Para sobreviver, eles estão comendo apenas ervas e milho com sal.

A falta de chuva acabou com as mudas de feijão e milho, base da alimentação desse povo. Este ano, 46 pessoas morreram de desnutrição nessa região, a mais prejudicada pela seca. Esse problema já afetou 12.978 famílias em todo o país.

A área atingida pertence às cidades de Camotán e Jocotán, no Estado de Chiquimula, 207 quilômetros a Leste da capital. "A situação está difícil por aqui. Muitas pessoas estão comendo ervas e milho com sal. Além da pobreza, a seca está dificultando a nossa vida", lamentou Ladislado Guerra, um morador do local.

O governo declarou estado de calamidade pública no país, que tem 80% da população vivendo na pobreza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;