Política Titulo
Debate de São Bernardo do Diário termina empatado
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
20/09/2008 | 08:07
Compartilhar notícia


O debate realizado sexta-feira pelo Diário entre os prefeituráveis de São Bernardo terminou empatado. Preparados, os cinco candidatos - Orlando Morando (PSDB), Luiz Marinho (PT), Alex Manente (PPS), Aldo Santos (Psol) e Evandro de Lima (PTdoB) - souberam explorar as regras para explanar o programa de governo e atacar uns aos outros. A vidraça, porém, foi o tucano, por ter o apoio do prefeito William Dib (PSB).

Embora Morando e Marinho, principais rivais na disputa, tenham polarizado a discussão apenas em duas ocasiões, os rivais iniciaram embate irônico já nas considerações iniciais. Provocado pelo tucano, que se dirigiu ao petista como "sindicalista", Marinho retribuiu a ironia ao chamá-lo de "minimercadista" e o provocou ao cumprimentar o ex-prefeito Maurício Soares (PT) - pivô da crise governista -, classificando-o como "melhor prefeito da história de São Bernardo."

Ao indagar Morando sobre Segurança, Marinho fez o primeiro ataque ao afirmar que o plano do tucano era uma "cópia" do programa de Dib, de 2004. "Um programa que não foi concluído, já que previa aumento da Guarda Civil Municipal para 1.000 homens. Hoje temos apenas 600."

Na oportunidade que Morando teve para rebater, relembrou o episódio em que Marinho apoiou a invasão do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), em 2003, em um antigo terreno da Volkswagen, atual Centro de Distribuição da Casas Bahia. "Foi movimento organizado para descentralizar os moradores. Reflitam se é a cidade da invasão que vocês querem." O petista contra-argumentou. "A invasão foi para forçar um debate sobre a questão habitacional. Os abrigos são verdadeiros campos de concentração."

Os constantes ataques foram criticados por Aldo, que prometeu "quebrar o continuísmo e o desgaste da atual gestão", que alterna o poder há 12 anos. "Há aqui uma falsa polêmica entre PT e PSDB que precisa mudar, já que os dois partidos comungam idéias políticas em várias cidades do Brasil", analisou, recebendo resposta direta do tucano: "Nem de longe PT e PSDB têm a mesma prática."

Com discurso oposicionista, Aldo adotou o mesmo tom para criticar os governos federal e municipal. "Quero indagar a Marinho por que Lula discrimina São Bernardo? Até parece que ele não gosta da cidade", afirmou, permitindo que o petista argumentasse que a falta da atuação ocorreu "devido ao boicote da atual gestão".

Sem adjetivos pejorativos, Alex se colocou como alternativa. Pautado nas ações de Saúde, Transporte e saneamento, o popular-socialista advertiu que todos os candidatos de oposição teriam de quebrar o contrato com a Sabesp. "A secretária estadual de Saneamento e Energia (Dilma Seli Pena) disse que a Sabesp só vai funcionar se o candidato da situação vencer. Como não acredito nisso, teremos de rescindir o contrato."

Menos irônico, Evandro seguiu a linha propositiva, mesmo quando concordava com os prefeituráveis oposicionistas. O deboche foi guardado para o encerramento. "A cidade está infestada de ratos. Pretendo acabar com eles."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;