Automóveis Titulo
Novo Focus, mais ousado
Sueli Osório
Enviada a San Carlos de Bariloche
10/09/2008 | 07:17
Compartilhar notícia
Divulgação


O belo contraste entre o céu azul e ensolarado e a espessa camada de neve que cobria ruas e montanhas da cidade argentina de San Carlos de Bariloche, na Província de Río Negro, junto à Cordilheira dos Andes, foi o cenário para o lançamento mais importante do ano para a Ford, o do Novo Focus.

A montadora está apostanto tanto no modelo que antecipou sua chegada ao mercado brasileiro em um ano (na Europa foi lançado em abril). No próximo mês, as 420 concessionárias da marca em todo o País estarão vendendo o hatch e o sedã renovados, produzidos na planta argentina de General Pacheco.

Desenvolvida sobre a plataforma que também serve a modelos como Volvo C30 e Mazda 3, a nova geração do Focus é maior que a anterior em comprimento, altura e distância entre eixos. O conceito Kinetic Design, usado nas linhas do modelo, o deixaram mais elegante e atraente, passando a idéia de movimento. Os faróis remetem a modelos da Volvo, montadora sueca que faz parte do Grupo Ford.

Sua antiga versão continua sendo comercializada pelo menos por mais um ano. No entanto, será vendida somente com motor 1.6 flexível nas configurações hatch e sedã.

Por ter optado em adiantar o lançamento da terceira geração do modelo (a primeira surgiu em 1998 e, no Brasil, apenas em 2000; a segunda, de 2004, não chegou por aqui), o motor será apenas o Duratec HE 2.0 a gasolina. Segundo Antonio Baltar, gerente geral de marketing, a decisão de trazer o novo carro antes do previsto e, por esse motivo, com motor a gasolina, foi difícil. "O motor 2.0 bicombustível está em desenvolvimento", diz.

O propulsor entrega 145 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 18,86 mkgf a 4.500 rpm tanto na versão manual de cinco velocidades como na automática seqüencial de quatro. A direção com assistência eletro-hidráulica oferece três opções de regulagem e esforço progressivo de acordo com a velocidade.

O preço parte de R$ 58.190 para o hatch GLX manual, chegando a R$ 74.890 para o sedã automático Ghia, o topo de linha. Nós avaliamos o hatch manual Ghia, com preço de R$ 68.890. O modelo demonstrou agilidade no trecho urbano e também na estrada. A condução é agradável e a suspensão bem ajustada, sem ser macia demais ou dura, transmitindo conforto aos ocupantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;