Automóveis Titulo
Sandero tem bom custo-benefício entre hatches
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
13/08/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Quem procura um hatch na faixa dos R$ 40 mil normalmente tem vários fatores a considerar antes de se decidir por um modelo. Design, desempenho, espaço, acabamento e nível de equipamentos são itens muito importantes.

Neste comparativo, o Diário colocou lado a lado o Peugeot 207 XR S 1.4 Flex, que chegou na sexta-feira passada às revendas, custando R$ 41.090, o Fiat Punto ELX 1.4 Flex (R$ 44.280) e o Renault Sandero Privilége 1.6 8V Hi-Torque (R$ 41.990).

O modelo da Renault assumiu a liderança neste embate por apresentar a melhor relação custo-benefício: é o que apresenta motor mais potente e melhor desempenho, mais espaço para ocupantes e para bagagem.

O novato Peugeot 207 e o Fiat Punto ficaram empatados. O modelo produzido em Porto Real (RJ) tem preço menor e é mais ágil no trânsito urbano. O Fiat, por sua vez, tem design mais atraente e oferece mais espaço para os passageiros e no porta-malas.

Antes de se decidir, no entanto, é fundamental fazer um test drive para saber qual modelo combina mais com você e suas necessidades.

Para o consumidor que é casado e tem filhos, o Sandero realmente pode ser o mais interessante. Afinal, com distância entre eixos de 2,59 metros proporciona um bom espaço para as pernas de quem vai no banco de trás. Seu bagageiro tem capacidade para 320 litros - 40 litros a mais que o Punto e 75 litros a mais que o Peugeot.

Seu motor de 1,6 litro e oito válvulas é o que entrega mais potência (92 cv com gasolina e 95 cv com álcool a 5.250 giros) e mais torque (13,7 mkgf e 14,1 mkgf com gasolina e álcool respectivamente, a 2.850 giros).

Em comprimento, tem quase o mesmo tamanho do Punto (4,02 metros ante 4.03m). O 207 é o menor deles, com 3,87 metros.

O Peugeot é também o que oferece menos conforto para os passageiros do banco traseiro. Os mais altos sofrem um pouco com o aperto para as pernas, já que a distância entre eixos é de 2,44 metros.

No trânsito urbano, o 207 é ágil, oferecendo saídas e retomadas rápidas. Seu torque máximo é mais elevado que o do Punto e atingido em rotação menor. O hatchback da Peugeot também é mais leve que o Fiat - pesa 70 quilos a menos.

O Punto é o que tem design mais moderno, com linhas bem equilibradas. O acabamento interno agrada e ele é o modelo que tem os comandos mais à mão do motorista, que pode acionar o controle das travas, vidros e retrovisores elétricos facilmente, pois estão alojados na porta.

No Peugeot, esses comandos estão no console. No Renault, os comandos das travas e dos vidros elétricos estão no painel central, e os dos retrovisores externos no console. Esses dois modelos saem de fábrica com vidros dianteiros e traseiros elétricos, diferentemente do Punto, que tem apenas os dianteiros com acionamento elétrico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;