Automóveis Titulo
Novo C3 muda pouco
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
13/08/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Ele debutou por aqui em maio de 2003, introduzindo a Citroën no segmento dos hatches premium no mercado brasileiro. Com linhas únicas e de bom gosto, rapidamente caiu no gosto do público jovem. Hoje, mais de cinco anos depois, o C3 é um dos modelos preferidos pelo consumidor que busca em um carro beleza, status e preço atraente. E visando aumentar ainda mais sua participação neste segmento, a montadora apresentou o novo C3 2009.

O modelo não traz modificações profundas no design, no interior ou no conjunto mecânico - mantendo as duas motorizações já existentes: 1.4 8V Flex e 1.6 16V Flex. Até mesmo o preço não é novidade. A Citroën decidiu manter os valores praticados anteriormente, com sua versão de entrada custando a partir de R$ 39.990.

A única novidade de impacto que promete alavancar as vendas do C3 é a introdução da versão com câmbio automática seqüencial de quatro velocidades a partir da segunda semana de setembro. Os preços dos modelos com esta opção de câmbio - disponível apenas nas versões com motor 1.6 16V Flex - ainda não foram revelados, mas acredita-se que deva ter um acréscimo de aproximadamente R$ 3.500 em relação ao C3 mecânico.

Por fora - O visual da linha 2009 não mudou muito - na verdade, quase nada! "Sabemos que o nosso consumidor está satisfeito e por isso o C3 sofreu poucas alterações externas", revela Nivea Morato, diretora de marketing da Citroën.

As versões GLX e Exclusive ganharam pára-choque frontal diferente e grade frontal na cor preta. Na traseira, apenas os monogramas foram modificados. Já no ‘on-road' XTR, as inovações ficam por conta dos novos pára-choque e pára-lama, além das saias laterais. As rodas também têm novos desenhos e a gama de cores passou a contar com mais uma: o verde Nocciola.

Por dentro - Internamente, as alterações também foram mínimas. Destaque apenas para o novo ar-condicionado digital e a nova manopla do câmbio em alumínio escovado, o mesmo do Peugeot 207 - sem sustos! Citroën e Peugeot são comandadas pelo mesmo conglomerado, a PSA. O acabamento interno também mudou, ganhando duas novas opções.

Equipamentos - A lista de equipamentos de série do novo C3 continua generosa. A versão GLX nas duas motorizações disponíveis traz ar-condicionado, direção elétrica, alerta sonoro de velocidade, computador de bordo, vidros e travas elétricas. Já a topo de linha tem todos esses ‘mimos' mais air bag duplo, faróis de neblina, freios com ABS.

E em termos de tecnologia, a Citroën caprichou no novo C3, responsável por cerca de metade das vendas da montadora no País. O novo ‘Pack Clim Auto' traz ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis e acionamento, também automático, dos limpadores de pára-brisa. Este kit é de série nas versões XTR 1.6 16V Flex e Exclusive 1.6 16V Flex.

Desempenho - Como manteve os mesmos motores, o C3 não ganhou em desempenho. O modelo ainda traz o 1.4 bicombustível de 82 cv de potência a 5.250 rpm e torque de 12,6 mkgf a 3.250 rpm (abastecido com álcool) e o 1.6 16V, também Flex, de 113 cv a 5.600 rpm e torque de 15,8 mkgf a 4.000 rpm (álcool). A única novidade fica por conta do novo acerto da suspensão, que tornou o veículo mais confortável.

Mercado - "Com a chegada do novo C3, passaremos de um volume mensal de vendas de 3.400 para 4.000 unidades, um crescimento de 18%", revela Michel Bernardet, diretor comercial da marca no Brasil.

Atualmente, o mix de mercado do modelo é de 85% para as versões 1.4 e 15% para o 1.6 16V. No entanto, com a chegada da transmissão automática, a projeção é de que os propulsores mais potentes passem a representar 25% das vendas - dentro desta porcentagem, 70% (700 veículos/mês) de carros automáticos.

Mais novidades - Sexto maior produtor de carros do mundo, o Brasil está na rota das grandes montadoras. E a Citroën, inteligentemente, prepara algumas surpresas para se aproveitar deste ‘boom'.

Ainda este ano desembarca no País o C4 Pallas bicombustível. Para 2009, as novidades ficam por conta do C4 hatch quatro portas, das versões sedã e SW do C5 e do monovolume C4 Picasso - irmão ‘menor' do Grand C4 Picasso.

Já em 2010 será a vez da minivan C3 Picasso dar as caras por aqui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;