Automóveis Titulo
História contada sobre rodas
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
21/07/2010 | 07:39
Compartilhar notícia


Manhã de sábado típica de inverno no Grande ABC. Céu nublado, vento gelado, nuvens cinzas e ameaça de garoa. Como seria bom ficar mais um pouco debaixo das cobertas. Seria, se o dever não chamasse. Hora de pular da cama, pegar a máquina fotográfica, o bloquinho e a caneta - parceiros inseparáveis - e seguir para o 4º ABC Old Cars & Parts - Antigos no Campus, realizado no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano.

Ir aos encontros de carros antigos - velho é o vovozinho - é sempre muito agradável. Não apenas pelas raridades (desta vez 220 estavam expostas) em excelente estado de conservação, mas também pelo ambiente amigável e as companhias sempre prontas para contar o último causo.

De cara me deparo com um clássico ônibus escolar 1986 típico dos filmes de Hollywood. Com o logo do Clube do Carro Antigo estampado na lataria amarela, o coletivo é usado para projetos culturais itinerantes. Dentro, além do magnífico estado de conservação dos bancos, painel de instrumentos e todos pequenos detalhes, belas miniaturas do artista Milton Cruz transformam o veículo numa espécie de galeria.

Deixo o busão e trombo com bólidos à venda. Incrível a beleza do GM Impala SS 1965 equipado com motor 5.4 de oito cilindros que custa a bagatela de R$ 159 mil - definitivamente não é para meu bolso. Ao lado, e não menos atraente, o Mercedes 280 SL 1969 me fita como se me pedisse para comprá-lo. Busco o preço no para-brisa: R$ 190 mil! Fica para uma próxima.

Encontro um amigo que me alerta para a palestra do Roberto Nasser, curador do Museu do Automóvel de Brasília. O assunto? Os 100 anos da Alfa Romeo - 50 anos de Brasil. Como poderia me esquecer! A marca italiana considerada mãe da Ferrari é a homenageada do evento. Não por acaso, as Alfas que fizeram sucesso pelo mundo estavam expostas na Galeria das Estrelas.

Já deve ter passado das 13h. Afinal, o estômago ronca como legítimo V8. Tempo de parar com os clássicos e fazer uma boquinha. Mando um dogão completo na barraca do ‘Tio San', mas admito que o cheiro do pastel da barraca ao lado era tentador. E entre uma mordida e outra - a camisa branca obviamente ficou suja de mostarda - fui ver alguns DVDs, miniaturas, camisetas, broches, chaveiros. Até no mercado de pulgas passei para pesquisar o preço de algumas peças do antigo que futuramente terei.

Em frente ao Fiat 147 encontro Camila Cristina, 25 anos, e Neusa Maria, 44. Funcionárias da limpeza da faculdade, as duas aproveitam para admirar as raridades. "Adoro carros antigos. Gostaria de ter um", diz Camila. Pergunto então qual elas acharam mais bonito. Neusa não pensa duas vezes e aponta o Packard 1937. Camila, por sua vez, escolhe o Ford T 1929 roxo. Bom gosto!

Elogio o Dauphine 1962. Analiso com carinho a sessão dos hot rods. E pasmo no Fairlane Skyliner 1959. O Fiat Oggy esbanja simpatia com sua clássica cor bege, enquanto o GM C10 1975, amarelão, atrai os holofotes. No caminho encontro Ricardo Nogueira, o Bola, e seu Puma 1973 vermelho impecável. "Faz pouco tempo que eu o adquiri. Estava à procura de um há algum tempo", lembra o antigomobilista.

Outra figurinha carimbada nos encontros de carros antigos, que em São Caetano reuniu cerca de 10 mil pessoas, é Atílio Santarelli. Louco e proprietário, em sociedade de Luiz Cláudio Melonei, de uma garagem em São Caetano que presta serviços aos automóveis de época. "Cara, isso aqui vicia!", exalta Santarelli. "Olha aquele Fusca 1972. É todo original. Nada foi restaurado", explica o aficionado. "E aquele 1970 com 53 acessórios originais da época, inclusive ar-condicionado que funciona. Veio de Manaus!"

Hora de zarpar ao som da música Yesterday, dos Beatles. Antes, porém, dou um pulo na passarela dos Fuscas para encontrar o amigo Ervin Moretti, proprietário do Horácio. Encontro o simpático Volkswagen, mas não Moretti. Um grupo de três garotas, provavelmente estudantes da própria Mauá, comenta sobre o carrinho que leva o nome do personagem de Mauricio de Sousa por ser verde: "Ai que bonitinho!"

Agora é esperar o próximo encontro no Grande ABC. Quando? Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto no Parque Chico Mendes, novamente em São Caetano, onde acontece o 3º ABC Expocar. Nos vemos lá!

Agenda - Acontece entre os dias 30 de julho e 1º de agosto o 3º ABC Expocar no Pavilhão de Exposição Chico Mendes, em São Caetano. Clássicos, hot rods, muscle cars e customs cars marcarão presença.

O evento contará ainda com diversas atrações, como shows musicais, espaço mulher e recreação infantil. Mercado de pulgas e praça de alimentação estão garantidos.

Os visitantes podem ainda colaborar doando 1 kg de alimento não perecível.

Informações pelo site www.expocarabc.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;