Economia Titulo
Portabilidade 'aquece' concorrência
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
28/07/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


Realizar promoções especiais para fidelizar clientes mais antigos é uma das estratégias das operadoras de telefonia fixa e móvel para segurá-los. As empresas já se movimentam para evitar perda de clientela em fevereiro de 2009, quando a portabilidade numérica será implantada em São Paulo para o DDD 11.

A portabilidade permitirá que os usuários mantenham o número da linha mesmo trocando de operadora. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a medida visa a estimular a concorrência no setor. O custo do serviço deve ficar por volta de R$ 10. Por uma questão de adequação dos sistemas, até março de 2010 a companhia terá cinco dias úteis para habilitar a linha. A partir daí, o prazo cai para três dias.

A liberdade de escolha vai acirrar a disputa. E as operadoras apostam na prestação dos serviços para manter as suas bases. Comunicado da Vivo destaca que "a melhor forma de reter o cliente em sua base é oferecer qualidade na prestação de produtos e serviço".

A Claro informa que está preparada para enfrentar o acirramento da concorrência, de forma técnica e mercadológica, e que espera ampliar a sua base de clientes mediante preços e serviços diferenciados.

Por sua vez, a TIM confia que ampliará a sua base. "Entendemos que a portabilidade numérica trará competição sadia ao mercado. Acreditamos que a portabilidade nos dará a oportunidade de aumentar nossa base de clientes, tanto no serviço móvel quanto no fixo", comunicou, por meio de nota.

Para o presidente da Teleco (consultoria de telecomunicações), Eduardo Tude, a medida deve causar inicialmente uma intensa troca de operadora, porém o movimento será "momentâneo".

A Anatel destaca que não há limite de troca de operadora. As ativações do serviço começam em 1º de setembro (códigos 14, 17 e 19) e serão feitas gradativamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;