Turismo Titulo
A exclusiva Portillo
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
24/07/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Enquanto Valle Nevado investe para fazer o número de 140 mil visitantes por temporada crescer ainda mais, a concorrente Portillo prima pelo exclusivismo. Com capacidade para apenas 450 hóspedes e nenhuma cidade por perto, a estação, encravada no coração dos Andes, é uma das preferidas por quem leva o esqui a sério.

Tradição não falta para isso: criado em 1949, Portillo é o centro de esqui mais antigo do Chile. E o número restrito de leitos faz com que todo mundo passe a se conhecer em pouco tempo. Característica que tem atraído muitos grupos de jovens para o local, especialmente para se hospedar no Inca Lodge e no Octógono Lodge do Hotel Portillo, que apresentam tarifas mais baratas em relação à unidade principal.

O crescimento do número de brasileiros no último biênio foi de 30% e a previsão é de que neste ano o Brasil continue como mercado número um do resort, seguido de Estados Unidos, Argentina, Chile, Canadá e Peru.

Para tanto, vários eventos prometem agradar em cheio ao gosto e aos bolsos dos brasileiros. Até 2 de agosto, as semanas serão dedicadas à família, com animação infantil, espetáculos de mágica, karaokê, festas temáticas e aulas de dança. E entre os dias 2 e 9, será realizada a 7ª Semana do Vinho, com roteiros por sete importantes vinícolas chilenas.
O calendário prevê, ainda, competições de escala em gelo (dias 9 e 10/8), leilões de arte (20/8 a 17/9), desfiles de moda (15/8 e 24/9) e festival de cinema (25 a 27/8).

Entre as promoções, destacam-se os programas Kids Ski Free - que permitem levar uma ou duas crianças de até 12 anos para se hospedar, comer e esquiar em Portillo de graça durante sete dias - e a Semana da Pátria, que brinda os brasileiros com uma noite grátis no período de 30 de agosto a 6 de setembro.

CHILLÁN
Piscinas de águas quentes em plena neve, bosques intocados, tratamentos para relaxar e passeios em trenós puxados por cães da raça Alaskan Malamute fazem de Termas de Chillán o local ideal para viagens em família, em que nem todos curtem esquiar.

Devido à localização privilegiada - apesar de distante 480 quilômetros da capital chilena, a região é banhada por águas vulcânicas -, a estação abriga o único Ski & Spa Resort do Chile, com tratamentos de beleza que vão de águas sulfurosas a lama medicinal, passando por uma infinidade de regalos destinados ao corpo e à mente.

PUCÓN
Outro centro situado aos pés de um vulcão é Pucón. Paraíso dos snowboarders, a estação abriga 34 pistas nas dependências do Parque Nacional Villarica, onde está situado o vulcão de mesmo nome. Uma atração à parte, pois no topo das montanhas o turista pode se aventurar próximo às encostas do vulcão, que ainda está ativo e proporciona um banquete visual de rara beleza.

Apesar da facilidade para se locomover a pé, muitos optam por bicicletas, devido à grande quantidade de ciclovias. Não existem ônibus urbanos, mas os táxis coletivos suprem a carência. Em pouco mais de uma hora, é possível visitar todos os atrativos, como a Playa Grande, às margens do Lago Villarica, e o monastério Santa Clara, na Rua Ansorena.

Depois, é só relaxar em uma das piscinas com água a quase 50ºC ou deliciar-se com algum prato à base de salmão defumado, a grande especialidade local, acompanhado dos cada vez melhores vinhos chilenos, é claro. Tim-tim!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;