Economia Titulo
Mercado de trabalho deve desacelerar
19/07/2008 | 07:31
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A desaceleração gradual do nível de atividade prevista para os próximos trimestres, por causa da alta dos juros, da redução do ritmo das exportações e da produtividade superior aos avanços dos salários, indica que o mercado de trabalho deve desaquecer no médio prazo, e não pressionar a inflação.

Nos últimos três anos, a evolução da economia provocou uma redução expressiva da taxa de desemprego, que baixou de 10,2% em maio de 2005 para 7,9% no mesmo mês de 2008, segundo a PME (Pesquisa Mensal de Emprego) apurada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No mês anterior (abril de 2008), a taxa de desemprego foi de 8,5%. Mas nos últimos meses o crescimento da produtividade tem ficado acima da alta dos salários.

Em maio, a produtividade do trabalho na indústria cresceu 3,57% no acumulado em 12 meses, patamar pouco superior à elevação de 3,23% registrada pelos salários no período. Em abril, isso também ocorrera, com a produtividade subindo 3,39% e os salários, 3,03%.

Para especialistas como o consultor do Itaú Joel Bogdanski é viável que essa tendência seja mantida no segundo semestre, o que seria fundamentado pelo equilíbrio nas reivindicações de reajustes salariais pelas lideranças sindicais e redução paulatina do nível de atividade, que se tornará mais evidente no fim do ano, devido basicamente ao ciclo de elevação dos juros adotado a partir de abril pelo BC.

Segundo Bogdanski, cada categoria profissional deve firmar, no segundo semestre, acordos coerentes com o momento da economia. Ele ressalta que a inflação subiu desde o fim do ano passado, mas lembra que esse fenômeno foi provocado em boa parte por choques externos.

Há também a demanda interna mais aquecida do que a oferta, que é o principal fator de apreensão do Copom (Comitê de Política Monetária). Mas não se configura um quadro de inflação explosiva. É provável que o IPCA suba de 4,46% em 2007 para 6,48% em 2008, aponta a pesquisa Focus. "O BC está atuando com firmeza para manter a inflação em patamares razoáveis. Com a economia crescendo acima da inflação, os trabalhadores assumiram postura mais prática e menos ideológica nas negociações."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;