Automóveis Titulo
Gol vence Corsa na briga dos 1.0
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
16/07/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


O modelo líder de vendas no País mudou, e bastante! Na quinta geração, com uma nova plataforma derivada da PQ 24 - a do Polo e do Fox -, o hatchback da Volkswagen ficou diferente por fora e por dentro.

Nesse comparativo, o Volkswagen derrotou o Chevrolet com motor 1.0 por ter design mais bonito e atual, melhor acabamento interno, preço de entrada mais em conta, além de oferecer mais opcionais e ter porta-malas maior.

O Chevrolet, por sua vez, proporciona mais espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro, já que tem distância entre eixos 3 centímetros maior, e também garante melhor desempenho no trânsito urbano, com respostas mais rápidas.

Com preço a partir de R$ 28.890, o Gol sai de fábrica bem ‘peladinho', com itens como pára-choques na cor do veículo, rodas de aço de aro 13" e supercalotas, pára-sóis com espelhos, banco do motorista com ajuste de altura, controle interno dos retrovisores externos, hodômetro digital e relógio digital.

O Corsa, na versão Joy, custa a partir de R$ 30.920 e vem de série também bastante espartano, com pára-choques na cor do veículo, rodas de aço de aro 14" com calotas integrais, pára-sóis com espelhos, conta-giros, controle interno dos retrovisores externos e alerta sonoro de faróis ligados.

Além de proporcionar 25 litros a mais de espaço para bagagem, o porta-malas do Gol tem melhor acabamento, sendo totalmente revestido de carpete.

DESEMPENHO
O motor VHC do Chevrolet entrega mais potência que o VHT do Gol. São cinco cavalos a mais com gasolina e três com álcool. O VW, entretanto, tem mais torque, e a uma rotação mais baixa.

Os dois têm desempenho satisfatório no trânsito urbano, mas o Corsa demonstrou ser mais esperto, proporcionando saídas e retomadas mais rápidas.

A suspensão do Chevrolet também absorve melhor as irregularidades do solo, transmitindo mais conforto aos ocupantes. A do Gol é mais dura, de modo que tanto o motorista como os passageiros sentem mais ao passar por buracos e lombadas.

O motor do VW deixou de ser longitudinal para ser transversal. A carroceria pôde ser encurtada em 3,2 centímetros, mas ficou 0,5 cm mais larga e 3,7 cm mais alta, o que resultou em maior espaço interno para os ocupantes.

Segundo o gerente de Design da montadora, Gerson Barone, no momento de criar o interior do hatch os designer começaram pelo ponto H dianteiro, que indica a localização dos quadris dos ocupantes do banco em relação à carroceria e foi possível aumentá-lo em 2,9 cm. Na traseira, o ponto H foi colocado numa posição 1,1 cm mais elevada.

Também cresceram os espaços para a cabeça e pernas nos bancos dianteiro e traseiro e para os joelhos no banco traseiro.

NÚMEROS

Chevrolet Corsa Joy

Volkswagen Gol

Motor

1.0 VHC Flexpower

1.0 VHT Total Flex

Potência

77 cv (g) / 79 cv (a) a 6.400 rpm

72 cv (g) / 76 cv (a) a 5.250 rpm

Torque

9,3 mkgf (g) / 9,4 mkgf (a)

a 5.200 rpm

9,7 mkgf (g) / 10,6 mkgf (a)

a 3.850 rpm

Velocidade máxima

163 km/h (g) / 166 Km/h (a)

167 km/h (g) / 169 km/h (a)

Aceleração de 0 a 100 km/h

14,4 s (g) / 14.3 s (a)

13,4 s (g) / 12.9 s (a)

Comprimento

3,82 metros

3,89 metros

Altura

1,43 metro

1,45 metro

Entreeixos

2,49 metros

2,46 metros

Peso

1.015 quilos

934 quilos

Porta-malas

260 litros

285 litros

Tanque

44 litros

55 litros




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;