O modelo líder de vendas no País mudou, e bastante! Na quinta geração, com uma nova plataforma derivada da PQ 24 - a do Polo e do Fox -, o hatchback da Volkswagen ficou diferente por fora e por dentro.
Nesse comparativo, o Volkswagen derrotou o Chevrolet com motor 1.0 por ter design mais bonito e atual, melhor acabamento interno, preço de entrada mais em conta, além de oferecer mais opcionais e ter porta-malas maior.
O Chevrolet, por sua vez, proporciona mais espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro, já que tem distância entre eixos 3 centímetros maior, e também garante melhor desempenho no trânsito urbano, com respostas mais rápidas.
Com preço a partir de R$ 28.890, o Gol sai de fábrica bem ‘peladinho', com itens como pára-choques na cor do veículo, rodas de aço de aro 13" e supercalotas, pára-sóis com espelhos, banco do motorista com ajuste de altura, controle interno dos retrovisores externos, hodômetro digital e relógio digital.
O Corsa, na versão Joy, custa a partir de R$ 30.920 e vem de série também bastante espartano, com pára-choques na cor do veículo, rodas de aço de aro 14" com calotas integrais, pára-sóis com espelhos, conta-giros, controle interno dos retrovisores externos e alerta sonoro de faróis ligados.
Além de proporcionar 25 litros a mais de espaço para bagagem, o porta-malas do Gol tem melhor acabamento, sendo totalmente revestido de carpete.
DESEMPENHO
O motor VHC do Chevrolet entrega mais potência que o VHT do Gol. São cinco cavalos a mais com gasolina e três com álcool. O VW, entretanto, tem mais torque, e a uma rotação mais baixa.
Os dois têm desempenho satisfatório no trânsito urbano, mas o Corsa demonstrou ser mais esperto, proporcionando saídas e retomadas mais rápidas.
A suspensão do Chevrolet também absorve melhor as irregularidades do solo, transmitindo mais conforto aos ocupantes. A do Gol é mais dura, de modo que tanto o motorista como os passageiros sentem mais ao passar por buracos e lombadas.
O motor do VW deixou de ser longitudinal para ser transversal. A carroceria pôde ser encurtada em 3,2 centímetros, mas ficou 0,5 cm mais larga e 3,7 cm mais alta, o que resultou em maior espaço interno para os ocupantes.
Segundo o gerente de Design da montadora, Gerson Barone, no momento de criar o interior do hatch os designer começaram pelo ponto H dianteiro, que indica a localização dos quadris dos ocupantes do banco em relação à carroceria e foi possível aumentá-lo em 2,9 cm. Na traseira, o ponto H foi colocado numa posição 1,1 cm mais elevada.
Também cresceram os espaços para a cabeça e pernas nos bancos dianteiro e traseiro e para os joelhos no banco traseiro.
NÚMEROS |
Chevrolet Corsa Joy |
Volkswagen Gol |
Motor |
1.0 VHC Flexpower |
1.0 VHT Total Flex |
Potência |
77 cv (g) / 79 cv (a) a 6.400 rpm |
72 cv (g) / 76 cv (a) a 5.250 rpm |
Torque |
9,3 mkgf (g) / 9,4 mkgf (a) a 5.200 rpm |
9,7 mkgf (g) / 10,6 mkgf (a) a 3.850 rpm |
Velocidade máxima |
163 km/h (g) / 166 Km/h (a) |
167 km/h (g) / 169 km/h (a) |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
14,4 s (g) / 14.3 s (a) |
13,4 s (g) / 12.9 s (a) |
Comprimento |
3,82 metros |
3,89 metros |
Altura |
1,43 metro |
1,45 metro |
Entreeixos |
2,49 metros |
2,46 metros |
Peso |
1.015 quilos |
934 quilos |
Porta-malas |
260 litros |
285 litros |
Tanque |
44 litros |
55 litros |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.