Economia Titulo Consumo
Brasileiro pretende gastar menos no Natal
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
17/12/2011 | 07:59
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Denis Maciel/DGABC


 

Um tipo de consumidor mais consciente com o endividamento está surgindo neste Natal[/27.CAPITULAR]. Pesquisa da Nielsen feita com 507 brasileiros mostra que 24% deles pretendem gastar menos com as compras neste fim de ano, enquanto 40% planejam quantia parecida com 2010 e 21% vão desembolsar mais.

Para o professor de Economia da Fundação Instituto de Administração Ricardo Humberto Rocha, esse comportamento indica que o brasileiro está evitando o endividamento excessivo. “As pessoas estão se preocupando com o orçamento para o próximo ano. A pesquisa indica que a sede de consumir do brasileiro está menor.”

A confiança do consumidor só é abalada quando o microcosmo em que vive é impactado pela crise, ou seja, um parente, vizinho ou amigo fica desempregado. Esse é um fator que o leva a colocar o pé no freio em relação ao consumo. Rocha diz que normalmente os efeitos das crises internacionais têm proporções menores quando comparados aos de outros países.

O sócio sênior da consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza, Luiz Góes, considera que o consumidor está mais cauteloso, porém, segue comprando. “Os reflexos da crise europeia ainda estão distantes dos brasileiros. As medidas tomadas pelo governo recentemente de reduzir a taxa de juros e diminuir o IPI para os eletrodomésticos é indicador de que em 2012 o cenário não será tão promissor”, analisa.

DISPOSIÇÃO - A publicitária andreense Ingrid Ghandy da Cruz, 24 anos, se encaixa no perfil dos consumidores que estão dispostos a gastar mais. Entretanto, a jovem afirma que usará seu dinheiro conscientemente, pois no início do ano terá contas como o IPVA e o seguro do veículo. “Tenho que honrar com meus compromissos, por isso não posso exagerar. Planejo iniciar um curso de especialização.”

Mesmo diante do desejo de controlar as contas, Ingrid não consegue dispensar o passeio diário pelo shopping center no horário de almoço. Ela enumera que precisa comprar presentes dos pais, irmãos, avós e ainda viajará para o Nordeste durante as férias. Câmera fotográfica, notebook, mala e roupas integram a lista de compras.

COMPARAÇÃO - Apesar de os consumidores estarem mais cautelosos, o Brasil é o terceiro país que as pessoas mais pretendem gastar neste fim de ano, com 21% dos entrevistados sinalizando essa intenção. O País está empatado com a Índia e atrás da Indonésia (24%) e Vietnã (23%). O professor da FIA comenta que os povos emergentes continuam ávidos por consumir cada vez mais bens com valor agregado maior.

Viagem agora vem antes de roupas, eletrônicos e livros

Conforme resultado do estudo realizado pela empresa de pesquisa Nielsen, os brasileiros estão mais interessados em comprar pacotes de viagens para este Natal. A opção foi citada por 29% dos 507 respondentes, demonstrando que os consumidores estão mais interessados em novas experiências.

Nessa lista, itens como vestuário, eletrônicos e livros ocuparam 26%, 25% e 24%, respectivamente das intenções de presentes para o fim de ano. O diretor comercial da Nielsen, Mário Ruggiero, pondera que o avanço menor dos bens de consumo de massa, como a cerveja e o refrigerante, mostram que os brasileiros em ascensão social estão priorizando outros tipos de consumo, como viajar para o Exterior.

MUNDO - Em relação aos demais países pesquisados, somente o Chile também elegeu as férias como primeira opção. Mexicanos, argentinos, colombianos, venezuelanos e peruanos são unânimes na compra de roupas. Com exceção da Argentina e Venezuela, os eletrônicos também estão entre os três principais desejos de consumo dos latino-americanos neste fim de ano.

No quesito intenção de gastar mais com as compras natalinas, a média da América Latina é de 15%. Nos Estados Unidos somente 6% têm essa pretensão. O cenário é bastante semelhante na Europa, cuja média não supera 5%, devido à forte crise.

EMERGENTES - Entre as nações emergentes que integram o bloco econômico Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), a Índia desponta com 21% da população pretendendo gastar, mesmo índice do Brasil. O contrário acontece com a China e a Rússia, onde 66% e 64% das pessoas, respectivamente, disseram que gastarão os mesmos valores que em 2010.

Supermercados intensificam promoções para atrair clientes

Grandes redes supermercadistas como a Coop e o Extra Hipermercado intensificaram as negociações com fornecedores para realizar ações promocionais. A rede andreense incrementou em 7% as encomendas de vinhos e espumantes de marcas exclusivas importadas por meio da Rede Brasil de Supermercados.

São cerca de 100 rótulos de bebidas produzidas na Argentina, Chile, França, Portugal e Itália, além dos nacionais originários do Rio Grande do Sul, que estão com 20% de desconto para pagamentos no cartão Coop Fácil até o dia 31.

No concorrente Extra, a intenção é fazer com que os consumidores antecipem as compras natalinas. Hoje, produtos selecionados nas categorias bazar, vestuário, eletroeletrônicos, têxtil e açougue estão com descontos de até 50%.

As lojas do Grande ABC participantes estarão com essa promoção até a meia-noite de hoje. Normalmente essas campanhas são realizadas na véspera do Natal, mas a rede preferiu antecipar para que os consumidores tenham mais tempo para ir às compras. A expectativa da Associação Brasileira de Supermercados é que o setor tenha crescimento de 8% neste fim de ano.

 




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