Economia Titulo
Reivindicações sindicais
dão lugar a show musical
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
25/04/2011 | 07:29
Compartilhar notícia


As comemorações do Dia do Trabalho, antes palco para reivindicações sindicais, terá ar mais cultural no domingo - 1º de maio. Assim como ocorreu no ano passado, as centrais sindicais focarão em apresentações musicais, exposições e feiras. E os poucos discursos serão realizados nos intervalos dos shows.

"Não adianta subir no palco e ficar falando das melhorias trabalhistas pelas quais lutamos. Queremos oferecer um dia diferente ao trabalhador, onde ele possa refletir sobre a vida, educação e cultura", destaca o presidente da CUT/SP (Central Única dos Trabalhadores), Adi dos Santos Lima.

Neste ano, a CUT tem como tema as relações do Brasil e a África. Por isso, os participantes terão acesso a uma feira gastronômica, exposição de livros (relacionados ao trabalho), e de esculturas. A ideia é mostrar a importância das relações entre trabalhadores brasileiros e a população dos países do continente africano.

A central sindical espera reunir 30 mil pessoas no evento, que acontecerá no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, a partir das 10h.

Com o lema Desenvolvimento com Justiça Social, a festa da Força Sindical também será de reflexão e lazer. Juntas, estão outras centrais: CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) e UGT (União Geral dos Trabalhadores).

O presidente da UGT, Ricardo Patha, conta que na festa (realizada na Avenida Marquês de São Vicente, próximo ao Metrô Barra Funda), o ato político mais importante será a votação do calendário da jornada nacional de lutas - que vão nortear as ações do movimento sindical neste ano.

A expectativa é de que 1 milhão de pessoas participem da comemoração - que começa às 7h.

Dentre as reivindicações comuns entre as centrais sindicais estão a redução de jornada (de 44 horas para 40 horas semanais), com manutenção de salários; fim do fator previdenciário; trabalho decente; redução da taxa de juros; combate a demissões desmotivadas e fim do imposto sindical.

REGIÃO

No Grande ABC, a data será comemorada no Paço Municipal de São Bernardo, com ato político e apresentações musicais, a partir das 11h. O evento é organizado pela CUT-ABC, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e demais sindicatos cutistas da região.

Em Santo André, a Prefeitura organiza no Espaço Pirelli (entrada pela Rua Capuava com Avenida Giovanni Batista Pirelli) apresentações musicais, a partir das 12h.

A programação em Ribeirão Pires para o dia 1º de maio é a abertura da 75ª Festa de Nossa Senhora do Pilar. O evento contará com um show às 11h. Em Rio Grande da Serra os moradores participarão, pela manhã, do desfile cívico, já em comemoração ao aniversário da cidade (3 de maio).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;