Turismo Titulo
Onde Bertioga fica ao Sul
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
23/09/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


Enquanto as tartarugas marinhas se refugiam no litoral de Bertioga, em Tabatinga golfinhos dão um show de acrobacias bem diante dos olhos dos turistas. Essa frase soaria ilusória não fosse a coincidência de nomes do Sul potiguar com localidades bem conhecidas do nosso belo Litoral Norte paulista...

Diferentemente da tranquila praia situada entre os municípios de Ubatuba e Caraguá, a Tabatinga do Rio Grande do Norte não apresenta barcos nem condomínios de luxo. Em compensação, se perde da homônima em infraestrutura, ganha no quesito natureza. Emoldurada por gigantescas falésias, a praia é praticamente inacessível ao turista, que normalmente tem de se contentar em observar os saltos dos botos-cinza do alto de um mirante. Dá-lhe zoom na câmera fotográfica!

Já a praia de Bertioga serve como berçário de tartarugas, mas dificilmente o turista encontrará uma dando sopa pela areia em plena luz do dia. É mais fácil guardar as fotos para a parada seguinte: Camurupim, onde recifes esculpidos pela ação do mar funcionam como plataforma para o turista conferir o espetáculo das ondas arrebentando contra as rochas.

Diversos trechos da costa potiguar, aliás, apresentam esse tipo de formação na beira, dando origem a piscinas naturais de águas calmas e cristalinas mesmo em orlas de mar revolto.

Onde os recifes inexistem, no entanto, levar rasteira das ondas é quase que inevitável. Especialmente se o destino for a paradisíaca Praia do Madeiro. Com espreguiçadeiras e redes para descansar sob a sombra de um coqueiro depois de tomar uma das inúmeras versões de hula-hula - drinque, com ou sem álcool, servido dentro de um abacaxi -, Madeiro mais parece cenário de filme. Os próprios frequentadores - surfistas sarados e famílias inteiras de gringos das mais variadas nacionalidades - reforçam essa impressão.

Tanta saúde e gente bonita, entretanto, não é mera obra do acaso. Afinal, haja preparo físico para alcançar a praia, cujo único meio de acesso consiste numa rústica escadaria com 160 degraus no meio da mata ou a partir do mirante do charmoso Hotel Ponta do Madeiro (leia Guia de Viagem na página 5). Melhor ficar mesmo na rede para recuperar o fôlego antes de subir.

Mais perto de Natal (cerca de 30 quilômetros), outro paraíso do Litoral Sul atende pelo nome de Arituba, onde é possível passear de pedalinho, caiaque, aerobunda ou simplesmente entregar-se ao dolce far niente beliscando um pastelzinho de lagosta a R$ 4 ou tomando um banho de água doce sem ter de se preocupar com ondas, correntezas nem calorias. Embora a lagoa faça parte do roteiro de buggy rumo à Pipa, vale alugar um veículo ou tomar o ônibus da Viação Campos para passar uma tarde inteira por lá, sem mais nada para fazer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;