Economia Titulo
Cooperativas industriais da região são modelo de empreendedorismo
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
25/05/2008 | 07:48
Compartilhar notícia
Fernando Dantas/DGABC


A indústria no Grande ABC apresenta projetos pioneiros na gestão de negócios e algumas empresas fogem totalmente do tradicional modelo de administração empresarial. Esse é o caso das cooperativas industriais, que se transformaram em empreendimentos de sucesso e se tornaram referência do conceito de economia solidária.

Na região, há cinco empresas da área industrial geridas por seus ex-funcionários de forma democrática. Entre elas, a Uniferco, empresa de Diadema do setor metalúrgico, que produz artigos para iluminação e ocupa a quarto posição no País em seu segmento, segundo publicações especializadas.

"Éramos amadores e viramos profissionais. Demos um grande passo e mostramos que o trabalhador não sabe só apertar parafuso", afirma Antonio Ramos, presidente da Uniferco.

A empresa, assumida pelos trabalhadores em 2003, está próximo a chegar ao faturamento mensal de R$ 1 milhão por mês em vendas. "Esse é o nosso objetivo nos próximos oito meses. Batalhamos muito, conquistamos certificação de qualidade em 37 produtos, fornecemos para 18 estados e agora queremos conseguir entrar no cadastro de fornecedores da Petrobras, que já é nosso cliente indiretamente", comenta Ramos.

Em quatro anos, a recuperou uma metalúrgica falida - a Moferco, que já foi a número um em seu setor no País - e ainda faz planos de investimento em equipamentos para a expansão dos negócios.

A Uniferco é composta por 25 cooperados dos 87 empregados da antiga empresa familiar privada e mais 50 empregados. Para os próximos meses, a previsão é empregar mais 50 pessoas. "O nosso objetivo é gerar renda", esclarece Ramos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;