Diarinho Titulo
A água vai acabar?

Por não ser um recurso infinito, precisa ser usada com consciência e responsabilidade

Bruna De Grande
Especial para o Diário
09/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 A água é um recurso que pode acabar se não for usada com responsabilidade. Todos sabem que sem ela não existiria vida. No entanto, há quem acredite que nunca irá faltar por vê-la em todo lugar, como mares, rios e lagos. Mas não é bem assim.

Cerca de 70% do planeta possui água. Porém, apenas 2,5% dela é doce, ou seja, para beber. Esse número, mesmo parecendo pequeno, seria o necessário para abastecer toda a população mundial se não existissem poluição, desperdício e distribuições inadequadas. Essas atitudes do ser humano colocam em risco a sobrevivência de todos os seres vivos.

CAUSAS - O desmatamento é um dos grandes vilões, pois as florestas ajudam no armazenamento de água e aumentam a umidade do local. Quando chove, as plantas – que têm raízes, galhos e folhas – absorvem as gotas como uma esponja por aproximadamente dez minutos. Depois, soltam o líquido, como se uma segunda chuva estivesse acontecendo. Desse modo, a evaporação ocorre mais devagar. Já nos centros urbanos, a água que cai vai rapidamente para ralos e bueiros e não é absorvida pelo ambiente.

As mudanças climáticas também aumentam as chances da seca. O aquecimento global, por exemplo, reduz a umidade do ar, fazendo com que tudo fique mais seco.

O consumo em excesso também é prejudicial. Hoje, tem muita gente usando água no mesmo lugar. São Paulo, por exemplo, já superou 20 milhões de moradores, um número maior do que consegue suportar.

Entenda como evitar o desperdício

Ações como a despoluição (limpeza dos rios) e plantação de mais árvores são essenciais. No entanto, levariam muitos anos para que viessem os resultados. Por isso, é importante que cada um faça a sua parte em casa para evitar o desperdício. Tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, são gestos simples que economizam cerca de 23 mil litros de água em um ano. Essa quantidade é o suficiente para matar a sede de uma pessoa por 31 anos, segundo dados do Instituto Akatu.

Também não podemos deixar torneiras pingando, lavar o carro ou limpar o chão com a mangueira e deixar de consertar vazamentos. Vale lembrar que desligar a TV quando não estiver assistindo, apagar as luzes onde não tem ninguém e maneirar no uso do computador e videogame também são atitudes que fazem a diferença. Afinal, para a energia chegar a nossas casas, é necessário um grande volume de água nas hidrelétricas.

REGIÃO - No Grande ABC, as cidades de São Bernardo, Diadema e 10% de Santo André são abastecidas pelo sistema Rio Grande, na Represa Billings. Enquanto Mauá e 90% de Santo André são pelo sistema Rio Claro. Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra recebem água tanto do Ribeirão da Estiva quanto do Sistema Rio Claro. Já São Caetano é abastecida pelo Sistema Cantareira, que está em situação mais crítica, com volume de 11,9% até o fechamento desta edição.

No entanto, um balanço divulgado este ano pela unidade Sul da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirmou que após a ação de dar bônus nas contas de água de quem economizasse, 75% das pessoas atendidas pela companhia reduziram o consumo.

Consultoria Alan Rozendo, professor da Fudação ABC e biólogo da Prefeitura de São Caetano.

Pergunta de: Saulo Barbosa da Silva Junior, 11anos, de São Bernardo, tem receio de que a água acabe, “Estou estudando sobre desmatamento e problemas como a camada de ozônio. Aprendi que isso pode acabar com a água aos poucos”, explica o garoto, que entende a importância de economizar.

SAIBA MAIS: O Grande ABC ganhará dois novos reservatórios de Água, sendo um em São Bernardo e outro em Ribeirão Pires, com capacidade de 10 e 5 milhões de litros, respectivamente, segundo a Sabesp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;