Diarinho Titulo Diarinho
Monstros invadem a telinha

Nova série ‘Que Monstro Te Mordeu?’, da
TV Cultura, traz muita diversão e ensinamentos

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
09/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Cada vez que uma criança desenha um monstrinho, a criatura ganha vida no Monstruoso Mundo dos Monstros e provoca a maior confusão. As aventuras estão na nova série Que Monstro Te Mordeu?, que estreia amanhã (10), às 11h30, na TV Cultura, e às 13h30, na TV Rá Tim Bum!. A produção de Cao Hamburguer (criador do Castelo Rá-Tim-Bum) é parceria da emissora com o Sesi-SP.

Na trama, Lali é uma garota metade monstra, metade humana, que foi adotada pelo cientista Dr. Z e vive muitas histórias ao lado dos amigos Luísa, Gorgo e Dedé. A cada episódio, uma nova criatura aparece e ‘morde’ os personagens, fazendo com que aprendam a lidar com novos sentimentos e desafios. Pode ser o monstrinho da fofoca, da raiva e da preguiça, por exemplo.

A série conta com 50 episódios para a TV, de 30 minutos cada, e outros 50 para a internet, com duração de um a três minutos. Eles serão postados semanalmente no canal do YouTube. Cada capítulo conta com musicais e quadros, como das monstro-montanhas, as monstro-notícias e dos Umus (União dos Monstros Unidos).

“Nesses últimos 20 anos (desde que o Castelo Rá-Tim-Bum foi criado) pouca coisa foi feita para crianças com a junção de entretenimento e educação. Esse tipo de produto é importante para o público infantil”, afirma Cao, idealizador do projeto.

Para concluir a série, foram necessários 110 dias de gravação e o trabalho de mais de 180 profissionais. A equipe também contou com ajuda de 18 crianças para desenhar os monstrinhos que ganharam vida na série.

Daphne Bozaski, que interpreta a protagonista Lali, conta que foi um desafio contracenar com os bonecos. “Tinha de olhar nos olhos deles e acreditar que eram de verdade”, conta. “Usei meu lado criança, fiz improvisações com o que lembrava da minha infância.”

Com a série, aprendemos que ser diferente é incrível e que nem sempre é fácil lidar com o que sentimos. Às vezes, precisamos reconhecer qual monstrinho nos mordeu e dar espaço apenas para os melhores sentimentos.

Manipular bonecos é desafio

O elenco da série é composto principalmente por bonecos, que foram confeccionados por Paul Andrejco (dos filmes dos Muppets, da Disney), pela Miragem Efeitos e por Beto Dorneles. Para escolher quem daria vida aos monstrinhos, foi realizado teste com 150 atores manipuladores.

Melina Menghini, que interpreta a doce Luísa, conta que o trabalho é um desafio. Dentro do boneco rosa há dois monitores com TV para enxergar como ela está aparecendo na tela e o que está acontecendo ao seu redor. Também é preciso controlar os olhos e a boca da personagem e dublar, tudo ao mesmo tempo. “Me sentia dentro de uma nave espacial. É bem complexo, seria mais fácil se eu tivesse quatro mãos”, brinca Melina. “Não foi fácil, mas foi prazeroso. Passamos por uma preparação intensa.”

Para compor a história, há também bonecos em 3D que interagem com os personagens, além de animações em 2D e efeitos especiais.

Série ensina e diverte ao mesmo tempo

O Castelo Rá-Tim-Bum estreou em 1994 na TV Cultura. Fez grande sucesso e ganhou diversos prêmios. Agora, Cao e sua equipe apostam na série Que Monstro Te Mordeu?. A trama é diferente do trabalho anterior, mas o conceito é parecido. A história une entretenimento e educação. É uma maneira de aprender sobre o mundo e os sentimentos enquanto se diverte.

“Não nos inspiramos no Castelo, mas com certeza tem algo dele na série atual porque trabalhamos juntos na época e hoje usamos nossa experiência”, explica Cao. “Desta vez, focamos mais nas relações humanas.”

PERSONAGENS:

NADA NORMAL – Lali é muito conhecida no Monstruoso Mundo dos Monstros por ser metade humana, metade monstra. Tem orelhas pontudas, garras e um rabinho. A protagonista da série é interpretada por Daphne Bozaski, que procura referências da infância para interpretar a menina. “Sempre gostei de mistério, monstros e brincava muito. Hoje, isso ajuda em minha carreira”, revela a atriz.

FAMINTO – Gorgo adora comer de tudo a todo instante. Ao exagerar na refeição, acaba vomitando objetos que, às vezes, tornam-se úteis na história. O personagem é interpretado por Sidnei Caria, que trabalha há anos com teatro infantil. “Apesar da minha experiência como ator, aprendi muito com essa equipe.”

CIÊNCIA – Dr. Z é o cientista especialista em monstros que estuda a fauna e a flora de seu mundo. Pai adotivo de Lali, adora humanologia, a ciência que estuda os humanos. Quem dá vida ao personagem é Paulo Henrique Santos. “O que mais me conquistou na série foi lidar com a inocência e não subestimar sentimentos.”

AJUDANTE – Morgume é o assistente do Dr. Z e auxilia o cientista em suas experiências. É bondoso, sensível e gosta de ajudar as pessoas. O boneco ganha vida com o trabalho do ator Aguinaldo Rodrigues Feitosa.

AGITADO – Dedé nunca para quieto e faz várias coisas ao mesmo tempo, mas tem bom coração e é engraçado. Quem dá vida ao monstrinho é Hugo Picchi, que trabalhou em Cocoricó fazendo o cavalo Alípio e o porquinho Astolfo. “Desta vez, ficava em um carrinho perto do chão. Comi muita poeira”, brinca o ator.

FOFURA – Luísa é uma monstrinha delicada, sonhadora e romântica. Tem voz fina e costuma falar baixinho por causa da timidez. É interpretada por Melina Menghini, que precisou aprender a comandar um boneco que anda e fala. “Foi um desafio, mas muito prazeroso.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;