Política Titulo Saúde
Filippi volta a ser cotado em ministério

Ex-prefeito de Diadema pode assumir Saúde no lugar de Chioro, que retornaria a São Bernardo

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
07/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Ex-prefeito de Diadema, o hoje secretário da Saúde da Capital, José de Filippi Júnior (PT), voltou a ser cogitado para integrar o primeiro escalão da presidente Dilma Rousseff (PT). Desta vez, o petista é citado para comandar o Ministério da Saúde, hoje sob gerência de Arthur Chioro (PT), que, embora tenha filiação em Santos, construiu carreira pública também no Grande ABC, como secretário em São Bernardo.

Em 2011, ainda exercendo mandato de deputado federal, Filippi foi cogitado a ocupar a Pasta de Cidades, em substituição ao baiano Mário Negromonte, cota do PP na Esplanada. A articulação não deu certo porque Dilma optou por manter o PP no departamento – em troca de minutos no horário eleitoral gratuito na corrida presidencial deste ano. Hoje, o ministro das Cidades é Gilberto Occhi, indicação da legenda.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Filippi teria sido indicado a Dilma por Aloizio Mercadante, ministro-chefe da Casa Civil e hoje homem-forte do governo petista em Brasília. Se a articulação se confirmar, Chioro deve retornar à Secretaria de Saúde de São Bernardo.

A apresentação do nome é interpretada como prêmio ao ex-prefeito diademense que, apesar de aguardar por nomeação a um ministério, aceitou missão de ser secretário do prefeito paulistano Fernando Haddad (PT).

Eventual nomeação de Filippi na Esplanada é observada com atenção por petistas em Diadema. Hoje o ex-chefe do Executivo da cidade é dado como candidato certo à Prefeitura diademense em 2016, para concorrer contra o prefeito Lauro Michels (PV) e retomar o comando do primeiro município na história a conferir mandato a um petista (Gilson Menezes, em 1982). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;