Economia Titulo
Mães voltam ao mercado de trabalho apesar dos filhos
Lucas Tieppo
Especial para o Diário
10/05/2009 | 08:42
Compartilhar notícia


Muitas mães, após o nascimento dos filhos, são obrigadas deixar de lado a vida profissional para se dedicar à vida pessoal e à família. Esse afastamento, que pode durar décadas, geralmente causa dificuldades às mulheres que desejam voltar ao mercado de trabalho após considerarem que já cumpriram o papel de mãe.

Para Andreia Moura, gerente de Recursos Humanos Estratégicos da Gelre, empresa especializada em relações humanas no trabalho, o afastamento da rotina de trabalho ainda causa resistência em algumas empresas. "Algumas empresas ainda têm um pouco de resistência em contratar uma mulher que deixou de trabalhar para cuidar dos filhos e se afastou do trabalho, pois muitas delas não procuram se atualizar, não buscam ficar por dentro das novidades, e competem por vagas com os jovens, que estão sempre atualizados", explica Andreia.

Outro ponto apontado pela gerente de Recursos Humanos é a questão financeira. "Muitas mulheres saem do mercado com um salário alto e quando retornam querem manter o mesmo valor, o que nem sempre acontece", ressalta.

Sonia Ribeiro Dini, 56 anos, mãe de três filhos e com um neto, superou essas barreiras e, 34 anos depois, voltou a trabalhar. "Eu sempre quis voltar a trabalhar. Quando tinha 40 anos eu tentei, mas não consegui, agora deu tudo certo. Não foi fácil encarar os jovens no início, mas agora eles já aceitaram bem a situação. Existe um respeito muito grande", afirmou Sonia, que há três meses trabalha como operadora de telemarketing.

O marido e os filhos de Sônia sempre apoiaram seu retorno ao mercado. "Recebi sempre o apoio da minha família e como o trabalho não atrapalha em nada minha rotina em casa ainda não tive nenhum problema. Nos dias em que pensava em desistir, eles que me apoiaram", conta.

No ambiente de trabalho, a operadora lembra de apenas um episódio negativo. "Sempre tem o engraçadinho no trabalho, que tenta dar apelido, mas cortei logo no começo e tirei de letra", lembra.

"As empresas enxergam com bons olhos a responsabilidade, o comprometimento e a maturidade que essas mulheres mais maduras possuem", lembra Andreia Moura, que também deu dicas para as mulheres que querem voltar ao mercado.

"As empresas estão mais abertas, principalmente as pequenas e médias. As mulheres devem estar sempre atualizadas, fazendo cursos e mantendo seus contatos profissionais, para que o retorno seja mais tranquilo", finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;