Economia Titulo
FGV: taxa do IGP-M pode reduzir em dezembro
02/11/2014 | 09:00
Compartilhar notícia


Com a expectativa de que a taxa mensal de novembro seja maior do que a de 0,28% de outubro de 2014 e do que a de 0,29% de novembro de 2013, o superintendente adjunto de Inflação do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros, disse acreditar que é provável que o resultado acumulado em 12 meses captado pelo indicador suba no penúltimo mês do ano. Quanto a dezembro, ele disse ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que o resultado acumulado poderá diminuir, já que não trabalha inicialmente com uma previsão de taxa mensal para o último mês de 2014 superior ao 0,60% de dezembro de 2013.

Em outubro, a taxa em 12 meses do IGP-M desacelerou para 2,96% e manteve um movimento que vem sendo observado desde maio, quando a inflação acumulada foi de 7,84%, ante 7,98% até abril. Em junho, a taxa ficou em 6,24%; em julho, em 5,32%; em agosto, em 4,89%; e em setembro, ficou em 3,54%.

A expectativa de Quadros leva em conta, para novembro, especialmente um cenário de continuidade na recuperação dos preços agropecuários do atacado, sem que o processo leve a uma aceleração desenfreada do IGP-M. Segundo ele, esse movimento tende a ser puxado principalmente pelos preços em alta de itens in natura, além da saída, por exemplo, da soja do campo da deflação.

Para dezembro, o representante da FGV disse que, apesar da expectativa de uma taxa menor que a do mesmo mês de 2013, há uma dúvida em relação a um eventual reajuste nos combustíveis, como a gasolina e o diesel, que poderia puxar a inflação pelo IGP-M para cima. "Pelo andar da carruagem, acho que (a inflação) também não tem gás para ir até 0,60%, e isso compensaria uma alta em novembro. Mas, como o dado de dezembro ainda pode ser impactado pelo reajuste dos combustíveis, qualquer conjectura maior deve levar isso em consideração", ponderou, acrescentando que reajustes na gasolina e no diesel menores que o de dezembro do ano passado também poderiam favorecer o cenário de inflação em 12 meses.

Em relação ao atual comportamento do câmbio, Salomão Quadros disse que o dólar subiu recentemente ante o real, mas que o reflexo nos IGPs não ficou "muito aparente". "Tem uma parte desta subida que não sabemos se veio para ficar. Tem também uma elevação, porque o dólar está se valorizando em outros lugares no mundo", avaliou.

"Tem também, dessa valorização, uma parte que é muito ruído. Diante dessa dificuldade de identificar qual é realmente o tamanho da desvalorização cambial, o repasse disso para os preços industriais fica um pouco defasado", comentou, citando ainda o atual cenário de preços mais baixos nas commodities, no mercado internacional, como efeito de alívio ante ao câmbio em relação aos preços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;