Economia Titulo
Indice de desemprego cai nos EUA
Do Diário do Grande ABC
05/11/1999 | 16:56
Compartilhar notícia


O índice de desemprego nos Estados Unidos caiu em outubro 4,1%, em comparaçao com os 4,2% de setembro. No mês passado, 310.000 pessoas conseguiram um emprego, o maior aumento em três meses.

O Departamento do Trabalho informou sexta-feira que o aumento das vagas acompanhou o crescimento de 41.000 novos postos registrados em setembro, cifra superior à estimada previamente pelo governo. Esse lento crescimento de novos empregos foi atribuído, em parte, aos efeitos devastadores do furacao Floyd.

A taxa de desemprego de 4,2% de setembro foi a mais baixa em 29 anos e o melhor desempenho na expansao econômica que começou em março de 1991. O melhor índice anterior foi registrado em janeiro de 1970, de 3,9%.

Embora o crescimento do número de empregos seja uma boa notícia para os trabalhadores, muitos economistas e membros do Federal Reserve (o banco central norte-americano) temem que isso possa ocasionar uma alta da inflaçao, pois os empregadores que procuram funcionários entre os poucos candidatos tentam atraí-los com altos salários e benefícios, custos que provavelmente farao subir os preços ao consumidor se nao forem restringidos por outros fatores.

Muitos economistas acreditam que a possibilidade de o Federal Reserve aumentar as taxas de juros caiu em relaçao há algumas semanas, quando parecia algo seguro. Mas entendem que ainda há 50% de probabilidades de que as taxas sejam aumentadas este mês. O FED se reunirá no dia 16 de novembro para decidir se essas taxas devem ser aumentadas pela terceira vez este ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;