Cultura & Lazer Titulo
Hip hop em festa
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
27/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Hoje é dia de celebrar o ritmo, a dança, a poesia e o grafite na Casa do Hip Hop do Centro Cultural Canhema, em Diadema. A partir das 10h, o espaço abriga o evento Hip Hop em Ação, que inclui shows e palestras com entrada gratuita.

A extensa programação conta com apresentações das bandas Os Radiophonicos, Matéria Rima, Yaharebata e Os Mameluco, além da discotecagem do DJ Tano. Grafiteiros mostrarão suas produções e haverá ainda performances de danças de rua com o grupo Back Spin Crew.

Pioneiro do hip hop no País e presidente da organização Zulu Nation, Nino Brown ministrará palestra sobre o episódio que ficou conhecido como "O Massacre de Soweto". Em 1976, milhares de jovens da África do Sul saíram às ruas para protestar contra a inferioridade de condições das escolas negras.

As manifestações foram reprimidas de maneira brutal pela polícia representante do regime apartheid (sistema segregacionista instituído na África do Sul na década de 1950 e que vigorou até 1990).

TRANSFORMAÇÃO - Coordenadora da Casa do Hip Hop desde janeiro, Charlene Maria da Silva ressalta a importância do espaço cultural na transformação do cotidiano de moradores de baixa renda da cidade. Por ano, 360 alunos frequentam as oficinas oferecidas no local.

Em vez da violência e das drogas, eles encontram alternativas de se expressar em cursos de grafite, MC (rapper), DJ e dança de rua. A própria Charlene foi uma das jovens que preferiram a arte.

Começou a frequentar a Casa em 1996, quando participou de oficina de teatro que resultou na montagem da peça "Se Liga, Mano", dirigida por Oswaldo Faustino. "Venho de uma família super humilde, com um pai alcoólatra. Nesse espaço, aprendi a ter autoestima e encontrei minha válvula de escape", afirma.

Outros estímulos para a coordenadora aprofundar-se no estudo da cultura negra foram as apresentações do dançarino Nelson Triunfo, que assim como Nino Brown, está na linha de frente do movimento hip hop brasileiro desde os anos 1970.

Em 25 de julho, a Casa completa dez anos de atividade, com programação diversificada. Já confirmaram presença o grupo musical Z'África Brasil, o rapper Slim e os dançarinos do Chemical Funk.

Hip Hop em Ação - Hoje, das 10h às 18h. Na casa do Hip Hop do Centro Cultural Canhema - Rua 24 de Maio, 38, Tel.: 4075-3792. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;