Economia Titulo
SP registra maior deflação desde fevereiro de 2000
Do Diário OnLine
03/07/2003 | 16:48
Compartilhar notícia


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apontou deflação de 0,16% na cidade de São Paulo em junho - o menor nível desde fevereiro de 2000, conforme divulgou nesta quinta-feira a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em maio, o IPC-Fipe registrou inflação de 0,31%. A inflação acumulada no ano está em 5,29%. Nos últimos 12 meses, o índice pula para 14,22%. A estimativa de inflação para 2003 recuou de 9% para 8,5%.

Apesar da baixa no índice de preços em junho, a Fipe espera um repique inflacionário nos meses de julho e agosto, por causa dos aumentos já anunciados nas tarifas da telefonia fixa, energia elétrica e pedágios.

O IPC de junho — o primeiro do ano a mostrar deflação ao consumidor na cidade de São Paulo — superou as expectativas do mercado, que esperava por uma estabilidade nos preços. A queda foi puxada, principalmente, pelo recuo nos preços dos Alimentos, que caíram 1,35% nos últimos 30 dias, e pelo item Transportes, cujos preços registraram queda de 0,95%, ainda influenciados pelo barateamento dos combustíveis.

Os demais grupos que compõem o IPC também variaram positivamente: Vestuário (1,09%), Saúde (0,81%) Habitação (0,47%), Despesas Pessoais (0,23%) e Educação (0,22%).

O IPC no município de São Paulo é calculado entre as famílias com renda de um a 20 salários mínimos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;