Economia Titulo
Venezuela vai compensar empresa suíça em US$ 650 milhões
Da AFP
13/09/2010 | 09:18
Compartilhar notícia


A Venezuela vai compensar a empresa suíça do setor de cimento Holcim em 650 milhões de dólares pela nacionalização, em junho de 2008, de sua filial venezuelana.

"A Holcim assinou um acordo com a República Bolivariana da Venezuela que determina os termos do pagamento de uma compensação pela nacionalização da Holcim Venezuela C.A em junho de 2008", afirma um comunicado.

"O valor total da compensação acordada é de 650 milhões de dólares. Um primeiro pagamento de 260 milhões já foi recebido", completa o texto.

O restante será pago em quatro cotas anuais, segundo a empresa, uma das gigantes do setor de cimento.

Um porta-voz da Holcim, Peter Gysel, não quis revelar o valor exigido a princípio, mas destacou que a quantia acordada não alcança o valor da sucursal do grupo suíço no mercado.

"Consideramos que é certamente inferior ao valor de mercado", disse Gysel à AFP.

Com o acordo, a Holcim suspendeu o processo que havia iniciado no Tribunal Arbitral do Banco Mundial (CIADI).

O governo de Hugo Chávez tem estatizado desde 2007 setores estratégicos da economia como a energia elétrica, as telecomunicações, a siderurgia e a indústria do cimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;