Cultura & Lazer Titulo
Pirelli/Masp celebra dez anos de fotografia
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
30/01/2001 | 18:41
Compartilhar notícia


Uma fotografia de São Paulo em preto-e-branco realizada por Gaspar Gasparian (1899-1966) na década de 40, que exibe um domínio técnico impressionante e uma visão que destaca o espaço urbano, mas de forma romântica, figura entre as mais belas imagens que compõem a mostra Coleção Pirelli/Masp de Fotografias – 10 Anos, evento que, como o nome indica, chega ao seu décimo ano e tem inauguração nesta quarta-feira no Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), somente para convidados. A visitação acontece a partir desta quinta-feira, com ingressos a R$ 10.

Para comemorar os dez anos da coleção – importante registro da fotografia brasileira com imagens datadas a partir de 1950 –, além da mostra da 10ª edição e do lançamento do catálogo, que reúnem 18 participantes, num total de 62 fotografias, foi montada no Museu uma instalação que consiste na projeção de cerca de 200 fotos (das edições anteriores do evento) num tablado de 440m2.

Enquanto o espectador visita a mostra no mezanino do museu, no chão do piso inferior (Hall Cívico) é apresentada a instalação. O visitante pode apreciar as duas simultaneamente.

A Coleção Pirelli/Masp reúne em seu acervo trabalhos de nomes consagrados da fotografia contemporânea brasileira, como Sebastião Salgado, Thomas Farkas, Gal Oppido e J.R. Duran. Entre os participantes da 10ª edição estão, por exemplo, Marcelo Buainain, Rosângela Rennó, Penna Prearo, Egberto Nogueira e Bina Fonyat (1945-1985).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;